Avisos de Segurança
CONSULTE OS ÚLTIMOS ALERTAS DE SEGURANÇA
À medida que as compras online ganham maior relevo, tem-se verificado um aumento do número de ataques de phishing. Um tipo de fraude cada vez mais comum que visa o roubo de dados pessoais e bancários, através de emails, SMS ou chamadas telefónicas, nos quais os autores do roubo fazem passar-se por uma instituição bancária, empresa de transportes ou outra entidade fidedigna para induzir o destinatário a fornecer informações bancárias.
Consulte aqui os alertas mais recentes.
31/10/24
ALERTA: CONTACTOS FRAUDULENTOS
Estão a ser realizados contactos fraudulentos em nome do UNIBANCO. Nestes contactos, são solicitadas informações sensíveis como credenciais de acesso aos serviços de homebanking, números de cartões, entre outros.
Caso tenha recebido um e-mail com as características acima descritas, por favor, apague de imediato. Se forneceu alguma informação, contacte-nos através do Serviço a Clientes 21 350 1500 (custo da chamada nacional).
Recomendamos que desconfie de endereços de e-mail e números de telefone estranhos, e-mails com erros ortográficos ou com mensagens que apelem a uma ação urgente e/ou que peçam informações pessoais como o cartão de cidadão, morada ou dados do seu cartão (nº do cartão, data de expiração e CVV).
17/09/24
ALERTA: SPOOFING DE CHAMADAS
Estão a ser realizados contactos em nome do UNIBANCO, via SMS ou chamada telefónica, para fins maliciosos. Nestes contactos, os autores utilizam um número de telefone que imita um número verdadeiro e fidedigno (Spoofing), para se fazerem passar por colaboradores da UNICRE, ou de outras entidades bancárias com as quais a UNICRE mantém relação e, desta forma, solicitar informações sensíveis como credenciais de acesso aos serviços de homebanking, números de cartões, entre outros.
Sugerimos que siga as nossas recomendações de segurança para se manter seguro. Caso suspeite que poderá ter sido vítima de Spoofing, altere as suas passwords e contacte-nos através do Serviço a Clientes 21 350 1500 (custo da chamada nacional).
Desconfie de contatos inesperados, sobretudo aqueles onde são solicitados com insistência a tomada de uma decisão ou fornecimento dados.
Caso desconfie de um contacto, deve terminar de imediato a chamada e contactar-nos através dos canais habituais para comunicar o sucedido.
Não partilhe dados pessoais e confidenciais como os dados do seu cartão, credenciais de acessos ao homebanking ou códigos de validação.
Mantenha os seus contactos atualizados no UNIBANCO e consulte os movimentos da sua conta regularmente.
11/06/24
ALERTA e-MAIL FRAUDULENTO
Estão a ser enviados e-mails fraudulentos em nome do UNIBANCO. Nestes contactos, é pedido que envie cópia do cartão de cidadão e informe se a morada previamente comunicada se mantém.
Caso tenha recebido um e-mail com as características acima descritas, por favor, apague de imediato. Se forneceu alguma informação, contacte-nos através do Serviço a Clientes 21 350 1500 (custo da chamada nacional).
Recomendamos que desconfie de endereços de e-mail e números de telefone estranhos, e-mails com erros ortográficos ou com mensagens que apelem a uma ação urgente e/ou que peçam informações pessoais como o cartão de cidadão, morada ou dados do seu cartão (nº do cartão, data de expiração e CVV).
21/03/24
ALERTA: malware
Temos verificado um aumento na proliferação de software malicioso (Malware), instalado com o propósito de recolher dados pessoais e credenciais dos dispositivos móveis (smartphones e tablets), e de computadores pessoais.
Sugerimos que siga as nossas recomendaões de segurança para manter o seus dispositivos seguros e não pôr em risco as suas aplicações bancárias.
Caso tenha recebido SMS com códigos de validação a operações que não solicitou, recomendamos que ignore e que se dirija a um loja especializada para verificar a integridade do seu dispositivo. Pode ser um sinal de que o seu dispositivo está comprometido.
Aceda em segurança
Confirme sempre o URL do Homebanking www.homebanking.unibanco.pt ou faça download da APP nas lojas oficiais
Não partilhe dados pessoais
Nunca partilhe os dados do seu cartão, códigos de acesso ou de validação.
Altere o código de acesso
Defina um novo código de acesso a cada 3 meses. Não utilize o mesmo em várias plataformas nem coloque dados pessoais
Fique atento aos SMS recebidos
Se recebe códigos de verificação por SMS de operações que não iniciou entre em contacto connosco
11/01/24
ALERTA: Phishing
Temos verificado um aumento do número de ataques de phishing, através de emails, SMS ou chamadas telefónicas.
Os autores fazem passar-se por uma instituição bancária, empresa de transportes ou outra entidade fidedigna para melhor disfarçar a fraude e um link que parece levar ao site legitimo.
Estas mensagens apelam a uma ação urgente, solicitando informações como códigos de acesso aos serviços de homebanking, números de cartões, entre outros.
Proteja-se e nunca forneça dados confidenciais como resposta a emails, SMS ou por contacto telefónico.
Desconfie de endereços de e-mail e números de telefone estranhos ou desconhecidos
Não partilhe informações confidenciais como os dados do seu cartão, acessos ao homebanking ou códigos de validação
E-mails com erros ortográficos ou com mensagens que apelem a uma ação urgente
Mantenha os seus contactos atualizados no UNIBANCO e consulte movimentos da sua conta através do canais habituais
Segurança Online
COMPRAS ONLINE SEGURAS COM OS CARTÕES unibanco
Desenvolvemos um conjunto de características e serviços de forma a garantir a maior segurança dos nossos produtos e proteger de forma correta os seus dados.
3D Secure
Serviço gratuito que lhe permite fazer pagamentos online com segurança adicional, validando todas as compras através da APP UNIBANCO
MB NET
Cartões virtuais que podem ser associados ao seu cartão UNIBANCO e definir o montante máximo autorizado para fazer compras com maior segurança na internet.
Alertas de segurança
Envio de alertas por email ou SMS sempre que for ultrapassado o limite máximo por transação definido por si.
Boas Práticas de Segurança
cONTE COM AS RECOMENDAÇÕES do UNIBANCO PARA REFORÇAR A SUA SEGURANÇA
Mantenha-se atualizado e consulte regularmente as nossas sugestões de boas práticas de segurança online.
Verifique a origem do pedido
Desconfie de endereços de e-mail e números de telefone estranhos, e-mails com erros ortográficos ou com mensagens que apelem a uma ação urgente e/ou que peçam informações pessoais.
Não forneça dados pessoais
Nunca clique num link sem ter a certeza que é um e-mail ou sms de um remetente legítimo nem forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a emails, SMS, ou por contacto telefónico.
Controle os seus movimentos
Mantenha o seu contacto de telefone atualizado junto do UNIBANCO e consulte regularmente movimentos da sua conta através do canais habituais (Homebanking APP e WEB ou ATM).
Password seguras
As passwords são pessoais e secretas. Evite utilizar a mesma password em todos os serviços online, assim como passwords com dados que o identifiquem, como por exemplo datas de nascimento.
Links seguros
Verifique que o URL está certo e corretamente escrito. Procure sempre pelo cadeado de ligação segura antes do URL, assim como “https”, protocolo que certifica que o site é seguro.
SERVIÇO 24H PARA A SUA SEGURANÇA
Em situações de perda, roubo ou extravio do cartão, tem à sua disposição um serviço de atendimento permanente em Portugal e no Estrangeiro 24 horas por dia, todos os dias do ano, com atendimento multilingue.