dia-do-ambiente dia-do-ambiente

Dia do Ambiente: Dicas ecológicas para pôr em prática

min de leitura


Publicado em 12-Jul-2024

5 de junho é altura de celebrar o Dia Mundial do Ambiente, efeméride que, face às alterações climáticas e à perda acelerada de biodiversidade, tem ganhado cada vez mais espaço mediático e importância na nossa sociedade.

Contudo, como ações isoladas e esporádicas pouco impacto têm na sustentabilidade ambiental do planeta a que chamamos casa, tome nota destes sete conselhos ecológicos do UNIBANCO da marca UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., que pode e deve adotar no seu dia-a-dia para que o Dia do Ambiente não seja apenas mais uma data no calendário.

Dia do Ambiente: Dicas ecológicas que todos devemos pôr em prática

Ao contrário do que muita gente acredita, ter um comportamento ambientalmente sustentável não é um bicho-de-sete-cabeças. Com um pouco de atenção e compromisso, estas sete dicas ecológicas vão ajudá-lo a diminuir de forma substancial a sua pegada de carbono e contribuir para um mundo melhor.

Reduza, reutilize, recicle

Os famosos “3 R’s” (reduzir, reutilizar e reciclar) são um bom guião de iniciação a práticas sustentáveis. Reduza o seu consumo, especialmente de produtos não recicláveis; reutilize caixas e garrafas sempre que possível; recicle tudo o que seja passível de ser reciclado. 

Utilize transportes públicos

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a poluição do ar é responsável, anualmente, por cerca de 3,7 milhões de mortes prematuras. Apesar de a maior responsabilidade deste tipo de poluição caber às petrolíferas, o cidadão comum pode dar uma ajuda optando por deixar o carro em casa e optar pela utilização de transportes públicos.

Diminua o consumo energético

Para ajudar na conservação do ambiente e reduzir a sua pegada no planeta, procure diminuir o consumo de energia em sua casa adotando estas boas práticas:

– Não deixar os aparelhos eletrónicos em stand-by optando, ao invés, por desliga-los quando não os estiver a utilizar;

– Instalar lâmpadas LED de baixo consumo;

– Substituir os eletrodomésticos mais antigos por outros energeticamente eficientes;

– Investir na colocação de capoto e janelas de vidro duplo para garantir um melhor isolamento térmico e deixar de utilizar termoventiladores cujo gasto de eletricidade é enorme. 

Para além disto, pode utilizar as nossas soluções de crédito para apostar na colocação de painéis solares no telhado de sua casa de modo a diversificar as suas fontes de energia e obter uma redução substancial da fatura da eletricidade.

Reduza o desperdício

Aposte na compostagem dos restos de comida e, acima de tudo, reduza o desperdício optando por comprar produtos a granel, não fazer compras por impulso e deixar de lado as embalagens em plástico, já que este material demora entre 500 anos e 1000 anos a decompor-se e acaba, na maior parte dos casos, nos rios e mares.

Para ter uma ideia do lixo produzido pela humanidade, um recente estudo da ONU (Organização das Nações Unidas) diz-nos que, todos os anos, geramos cerca de 2,24 mil milhões de toneladas de resíduos sólidos, o que vem colocar em cima da mesa a urgência de uma redução de resíduos significativa e a adoção de práticas mais sustentáveis do ponto de vista ecológico.

Não desperdice água

Todos damos por garantido que, quando rodamos a torneira lá de casa, a água jorrará a nosso belo prazer. Não podíamos estar mais enganados.

Além das reservas de água doce mundiais serem escassas, o aquecimento do planeta está a levar à diminuição da precipitação deixando vastas áreas do globo sem água potável.

Como Portugal não é exceção, evite o desperdício de água através da colocação de redutores de caudal nas torneiras e da redução do tempo que demora a tomar banho.

Compre localmente

Para além de ajudar a economia local, comprar a produtores da sua zona de residência permite diminuir a sua pegada de carbono e poupar o meio-ambiente.

Faça a separação do lixo

A separação do lixo não só lhe vai permitir ter uma visão mais pormenorizada do tipo de produtos que consome, como também ajudar as empresas de reciclagem a conseguirem um melhor e mais fácil tratamento dos resíduos.