Rossio Gastrobar: cocktails, petiscos estrela Michelin e Lisboa à vista Rossio Gastrobar: cocktails, petiscos estrela Michelin e Lisboa à vista

Rossio Gastrobar: cocktails, petiscos estrela Michelin e Lisboa à vista

min de leitura

No 7.º piso do Altis Avenida, há cocktails de assinatura, comida do chef João Rodrigues a preços convidativos e vistas de perder a cabeça.


Publicado em 19-Set-2019

A exclamação salta-nos da boca. Não há como evitar ficar encantado com o cenário que se alcança a partir do último andar do Altis Avenida. Uma grande varanda parece avançar sobre Lisboa. Lá em baixo, a estação do Rossio, o próprio Rossio, as pessoas que passam. Ao longe, o Elevador de Santa Justa, o Convento do Carmo, o Castelo de São Jorge e, é claro, o Tejo. A vista é digna de postal e alimenta todos os clichés que possamos imaginar, mas no caso são totalmente merecidos. Principalmente se tiver a sorte de ficar sentado numa das mesas junto ao varandim sobre o Rossio.

Feitas as apresentações, vamos ao que nos trouxe aqui. Situado no 7.º piso do hotel Altis Avenida, o Rossio Gastrobar é, acima de tudo, um bar, com boa música e uma boa carta de bebidas. Mas não é um bar qualquer. Além da vista espetacular, tem uma componente gastronómica única, pois pretende ser também uma extensão do Feitoria (restaurante com uma estrela Michelin que fica no Altis Belém Hotel & Spa). Com uma veia muito mais descontraída e “petisqueira”, é certo, mas é precisamente essa a sua grande vantagem e atração.

Mantendo o respeito pela qualidade do produto e a sazonalidade, João Rodrigues, um dos chefs mais inovadores e criativos da nova geração, desenhou para este novo espaço uma carta com uma identidade própria construída a par de João Correia, o chef residente do Altis Avenida (que veio do Altis Belém para aqui, depois de já ter trabalhado no Pestana Palace, com o chef Aimé Barroyer, e Bica do Sapato).

Nos pratos, pensados para partilhar (não esquecer que está num gastrobar), há clássicos do Feitoria como as Falsas cerejas de foie-gras e brioche tostado ou o Crocante de camarão touro, coentros e mão de budha, mas o que dizer do Katsu sando de porco alentejano e pickle de cebola ou da fresquíssima Salada de Couve-flor, sésamo, grão e avelã ou ainda da Lula, shitakes e molho de manteiga cítrico? … Que queremos voltar depressa?

Tudo isto não fica completo sem uma menção muito especial aos cocktails de Flavi Andrade, brasileira que mora há cinco anos em Portugal, e que já ganhou o prémio de melhor barmaid de Portugal. É que no menu, cada prato tem uma sugestão de bebida associada (a extensa carta de vinhos é da autoria de André Figuinha, sommelier do Restaurante Feitoria) e, no caso dos cocktails, resulta numa original harmonização. Até porque no bar também se privilegiam os produtos locais, como a cerveja artesanal portuguesa usada em dois dos cocktails, um deles servido com pipocas de quinoa ou o Basil que usa tequila com infusão de manjericão – servido num copo que tem ramos “agarrados” ao vidro, criando uma imagem com tanto de belo como de apetitosa.

E por falar em beleza, uma palavra para a decoração de autoria das arquitetas Cristina Santos e Silva e Ana Menezes Cardoso, em tudo a condizer com o estilo art déco do Altis Avenida, que ocupa um edifício de autoria do reconhecido arquiteto modernista Cristino da Silva (Lisboa, 1896-1976). Destaque especial para as mesas com tampos em madeira Kambala e pés em ferro ou com tampos em pedra indian green e pés em latão escovado e que fazem conjunto com os cadeirões em veludo e os candeeiros dourados. E ainda para detalhes como os suportes laterais das mesas que permitem encaixar uma peça de madeira para ganhar espaço, as cerâmicas da Studioneves ou as colheres e facas de madeira da Rival.

Para o final ficam as sobremesas, outra perdição, como a de Caramelo, banana e bolacha Maria, um delicioso regresso à infância, que nos deixa com vontade de voltar aqui muitas vezes com a desculpa de virmos ver o por de sol… e já agora sentar para beber e petiscar qualquer coisa, porque não?

GastroBar
Altis Avenida, Rua 1º Dezembro, 118, 7.º piso, 1200-360 Lisboa
Reservas pelo tel. 21 044 00 18 ou email rossio@altishotels.com
Horário: Todos os dias, 12.30-01.00 (cozinha aberta até às 00.30)
Preço médio: 30 euros para duas pessoas

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.