Plantas com superpoderes para dar as boas-vindas à primavera Plantas com superpoderes para dar as boas-vindas à primavera

Plantas com superpoderes para dar as boas-vindas à primavera

min de leitura

Com a chegada da primavera, encha a casa de plantas! Na sala, na cozinha e até na casa de banho, crie espaços cheios de frescura e, acima de tudo, mais saudáveis.


Publicado em 29-Mar-2019

Ter plantas em casa está na moda. Toda uma geração de millennials dá cada vez mais atenção a tudo o que é verde, e as plantas passaram a ser um elemento de design tão ou mais importante que uma obra de arte. Basta dar uma vista de olhos no Instagram, que serve de moodboard visual para partilha de inspirações e o design de interiores, para encontrar posts e posts que têm plantas e flores como protagonistas.

Mas a verdade é que as plantas não dão apenas um ar mais bonito e aromático à sua casa. Também purificam o ar, dando-nos uma sensação de bem-estar. Estudos científicos comprovam que as plantas de interior criam um microclima, contribuindo para um nível de humidade ideal, e reduzindo a poeira dos espaços fechados, o que contribui para melhorar os nossos sistemas imunológico e respiratório. Também nos ajudam a dormir melhor, contribuindo para a qualidade do ar o que favorece o descanso. Reduzem o stress do quotidiano, estimulando uma sensação de prazer e aumentando o nosso bom astral. Por fim, limpam o ar, eliminando toxinas como o benzeno ou o monóxido de carbono.

Para celebrar a chegada da primavera, fizemos uma seleção de plantas decorativas que são verdadeiras heroínas do bem-estar, com características purificadoras, antialérgicas, antisséticas e até medicinais. Com a vantagem que são muito fáceis de cuidar. Viva o poder da Natureza!

Cacto

Todos os cactos são capazes de absorver a poluição eletromagnética, mas o cereus peruvianus (também conhecido como cacto de computador) é o mais emblemático. Precisa de muito pouca água. No verão, regar a cada 15 dias e no inverno, uma vez por mês será suficiente. Tanto poderá ter cactos como ao ar livre como dentro de casa, de preferência coloque-os ao lado do computador para reduzir os campos eletromagnéticos e as dores de cabeça.

Planta aranha

Também conhecida como planta das fitas, tem como principal poder a purificação do ar, podendo filtrar até 90% do monóxido de carbono presente no ar da sua casa. Estas plantas dão-se bem com pouca luz, e nunca com sol direto. Basta regá-las uma ou duas vezes por semana. São ideais para colocar em salas grandes, já que precisam de espaço para crescer.

Aloe vera

Esta é uma planta medicinal com propriedades reconhecidas. O gel de suas folhas tem propriedades terapêuticas, desinfetantes e suavizantes contra queimaduras menores…
Precisa de sol direto e pouquíssima água (basta regá-la duas vezes por mês). Em casa, coloque-o no terraço, na varanda ou em uma galeria ensolarada. É uma planta 100% de exterior.


Espatifilo

O espatifilo é uma planta perfeita para a decoração, dando bonitas flores durante todo o ano. Além disso, é uma planta de manutenção fácil, muito resistente, dando-se bem dentro de casa. A sua grande qualidade é o poder de filtrar o ar. Também elimina esporos de mofo, por isso é muito útil em ambientes húmidos, tanto interiores como exteriores.
Não precisa de muita luz e basta regá-la uma vez por semana. Coloque-a na cozinha, na casa de banho ou na lavandaria.

Dracena

Esta planta funciona como um purificador natural do ar: absorve produtos químicos derivados de tintas ou plásticos e o benzeno (do ar onde há fumo de cigarro). Eficaz contra dores de cabeça, tonturas e ansiedade, também há quem lhe atribua propriedades mágicas, pois a Dracena produz uma resina vermelha com a qual alquimistas e curandeiros (das ilhas Canárias) curavam hemorragias, feridas, úlceras e lepra.
Colocar num local com luz indireta e abrigado do frio. É o suficiente para regar a cada 7-10 dias. E não se esqueça que, dependendo da sub-espécie, pode crescer até aos dois metros de altura…

Manjericão

Com um delicioso perfume, esta planta aromática (e saborosa) pode ser uma boa escolha para a sua casa. Tem um perfume suave e delicioso, e contém grandes quantidades de um composto orgânico chamado linalol, que é muito usado na aromaterapia, pelas suas propriedades calmantes.
É uma planta delicada e sazonal (final da primavera e verão), e precisa de muita água e luz, ainda que o sol direto danifique as suas folhas. Ideal para ter na cozinha.

Gerânio citronela

Além de ornamental, com as suas flores lilases, o Gerânio Citronela solta um agradável e fresco sabor a limão e tem usos culinários e medicinais. É perfeita para colocar nas varandas ou no terraço nos meses de verão, pois o aroma das suas folhas funciona como repelente de mosquitos. Trata-se de uma planta de exterior, precisa de sol direto e muita água.

Sansevieria 

É um clássico das plantas de interior porque se adapta bem em ambientes com pouca luz. Além disso, existem diferentes subespécies de Sansevieria, uma para cada estilo de casa: moderna, clássica, trendy… A “Laurentii”, com as suas folhas altas, verdes e amarelas, é a mais tradicional, enquanto a Sansevieria cylindrica, cujas folhas são esguias e tubulares, é perfeita para casas de design minimalista. Depois, segundo estudos do NASA Clean Air Study, esta planta tem a capacidade de purificar o ar através da absorção noturna de dióxido de carbono, e da libertação de oxigénio durante o dia.
É suficiente regá-las uma vez de 15 em 15 dias. Só morre com excesso de água.

Aglaonema

Um aliado natural quando há fumadores em casa, pois absorve o cheiro do tabaco e neutraliza tóxicos como o benzeno, o tolueno e o formaldeído. Suporta bem a luminosidade fraca fazendo dela uma planta excelente para a casa de banho. Deve regar regularmente, mas de maneira moderada e também vaporizar a folhagem. Se tiver animais de estimação, tenha cuidado, pois a sua seiva é tóxica e pode causar irritações!

Lavanda

A lavanda pode ser utilizada com um aromatizador natural. E, porque possui reconhecidas propriedades calmantes, é um antídoto natural contra a tristeza e o stress. Por exemplo, colocar um pouco de lavanda debaixo da almofada à noite ajuda a aliviar tensões. Além disso, a cor lilás é uma cor ‘calma’ e isso também contribui para dar um ambiente de tranquilidade à casa.
A lavanda é extremamente simples, podendo ser plantada durante o ano inteiro. Gosta de sol, mas não de terra encharcada.

Bambu

Segundo a tradição chinesa, o Bambu da sorte é fonte de energia positiva e transmite boas vibrações. A filosofia do Feng-Shui também o associa à longevidade, à prosperidade, e à ativação de energia. Escolha o número certo de caules de bambu que deseja colocar na sua casa ou escritório. Dois caules de bambu é para ter sorte no amor. Três caules trazem felicidade, riqueza e longevidade. Seis caules trarão sorte e prosperidade. Sete caules de bambu é saúde; no feng shui, oito simboliza crescimento; nove é um número de boa sorte; e 10 caules representa completude e perfeição. 
Durável e prático, o bambu é perfeito para ambientes interiores. Pode ser colocado na sala, na mesa do escritório ou na casa de banho. Dura anos com manutenção mínima, ou seja, uma troca de água por semana e sem exposição direta à luz do sol.

View this post on Instagram

VARIEGATED LUCKY BAMBOO Sometimes we need a little boost of LUCK 🍀 The meaning of the lucky bamboo plant plays an important role as a living example of the feng shui elements.This plant is one of the most recognizable and popular feng shui cures. It's an easy care plant that can survive in any kind of light. Feng shui principles claim bamboo attracts auspicious chi energy. Since the bamboo plant is strong, it can energize your home. . . IMPORTANT : Make sure you incorporate the 5 elements: Fire, Earth , Water , Metal and Wood in every pot to create the right balance. Dm for inquiries . . 🌿 #luckybamboo #luckyplants . . #plantexpressphonhand #plantsofinstagram #plantsmakespeoplehappy #plantsmakemehappy #plantsphilippines #plantsforsaleph #cpl_mnl #plantparenthood #goodluckplants #officeplants #plantsmakepeoplehappy #interiordesign #interiordesignph #iloveplants #instaplants #plantsonline #luckycharms #therealhouseplantsofinstagram #plantsph #plantseller #indoorplants #onlineplantseller #condoplant #plantsmanila #plantpeepsph #plantmom #housepants #houseplantsofinstagram

A post shared by plantexpressph (@plantexpressph) on

View this post on Instagram

🌿Вечные цветы, которые радуют наших покупателей на протяжении долгого времени🏡 🌿Скоро начнётся новый сезон💫, а с новым сезоном появятся и другие виды сухоцветов🍂 ______________________________________________ . . . #instaflowers #flowers #lavender #lavanda #лавандамосква #цветывкоробке #лавандакраснодар #сухоцветыкраснодар #интерьерныецветы #декор #decor #цветысдоставкой #букетизлаванды #букетизсухоцветов #vsco #vscorussia #лавандадекор #лавандаоптом #лавандоваясвадьба

A post shared by lavender_shop (@_lavender_shop_) on

Club7, mais do que um clube

Club7, mais do que um clube

Carolina Melo Duarte e Bruno Nunes contam como foi transformar um santuário de bem-estar em algo ainda mais completo e único.