trabalho-remoto trabalho-remoto

Trabalhar Remotamente: Ferramentas e Técnicas para maximizar a produtividade

min de leitura


Publicado em 12-Jul-2024

O trabalho remoto veio para ficar. Quem o diz é o recente Inquérito do Emprego do INE (Instituto Nacional de Estatística) que, nos primeiros três meses de 2024, verificou a existência de mais de um milhão de profissionais (20,5% do total de população empregada) em teletrabalho dos quais 19,7% fizeram-no através do recurso a tecnologias de informação.

O conforto e flexibilidade que este regime laboral oferece aos trabalhadores é, no entanto, contrabalançado por uma série de desafios à sua produtividade, nomeadamente no que diz respeito à logística e às ferramentas, ou ausência delas, que muitos profissionais em trabalho remoto enfrentam.

Se se encontra nesta situação e sente que a sua produtividade não é a que esperava, tome nota destas dicas do UNIBANCO da marca UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., que lhe vão permitir aumentar o “sumo” que retira das horas que passa em frente ao computador.

Dicas para aumentar a sua produtividade em trabalho remoto

Tal como acontece no trabalho presencial, a produtividade do trabalho à distância está dependente não só das condições materiais que tem ao seu dispor, mas também da forma como organiza o seu horário.

É exatamente por aqui que vamos começar estas dicas sobre ferramentas e técnicas de produtividade no trabalho remoto:

Organize e priorize tarefas

Para que a produtividade da sua colaboração à distância seja a maior possível, comece por elaborar uma lista das suas tarefas diárias e, de seguida, priorize-as de acordo com a dimensão e o “deadline” que apresentam.

Assim, inicie o seu dia de trabalho com as tarefas mais urgentes e, sempre que possível, diga não às tarefas imprevistas que possam pôr em causa a sua organização diária, já que, biologicamente, o nosso cérebro não está programado para realizar várias tarefas ao mesmo tempo com o mesmo grau de proficiência, o que resulta numa perda de produtividade.

Além disso, procure organizar-se de modo a fazer coincidir os trabalhos mais exigentes com a altura do dia em que é mais produtivo.

Reserve, sempre que possível, uma divisão para o seu trabalho remoto

Para dar um ar mais profissional à sua casa e fazê-lo sentir que está num escritório, procure reservar uma divisão da habitação para servir de local de trabalho permanente.

Além de ajudá-lo a separar a sua vida privada da vida profissional maximizando a produtividade, criar um escritório em casa permite-lhe um usufruir de um espaço que pode ser equipado de acordo com as suas necessidades permanentes, algo que andar entre a sala e a cozinha ou até sair para trabalhar num café não lhe oferece.

A respeito de dicas para o escritório em casa, é importante que, na sua conceção, se preocupe, sobretudo, com a ergonomia do trabalho remoto, isto é, com o conforto que o espaço deve ter e que passa, nomeadamente, por uma cadeira que lhe permita ter os braços ao nível da mesa e do PC, uma boa iluminação e rede de internet.

Como a adaptação do espaço e os vários materiais de escritório de que vai necessitar têm um custo, pode contar com o apoio das soluções de crédito pessoal que a UNIBANCO tem para si.

Utilize a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro nasceu em finais da década de 80 do século passado, pela mão de um estudante universitário italiano. Esta técnica permite não só maximizar a sua produtividade, como também fazer uma melhor gestão do tempo no escritório em casa.

Na prática, esta técnica recomenda que utilize um cronómetro ou um alarme no telemóvel para definir períodos de trabalho de 25 minutos de completa imersão. Findo cada período de 25 minutos de trabalho intenso, tire 10 minutos de intervalo.

A cada quatro ciclos de 25 minutos, faça um intervalo entre 15 a 30 minutos que o vai ajudar a recuperar a agilidade mental.

Invista no Slack

Entre as várias ferramentas de trabalho à distância que devem ter perto de si, destaca-se o software Slack que, na prática, lhe vai permitir organizar, da melhor forma, não só as suas comunicações com os seus clientes e colegas de trabalho, como também os projetos que tem entre mãos.

Organize os seus projetos com o software Trello

Terminamos com outra ferramenta de gestão, mas desta feita de organização do trabalho: o Trello.

Para além de ser bastante intuitiva, esta ferramenta, inspirada no método de produção japonês Kanban, permite dividir as tarefas através de “cartões” coloridos com os prazos e os objetivos dos diversos projetos dando a todos os elementos da sua equipa de trabalho a oportunidade de visualizarem, claramente, todas as tarefas pendentes, as etapas e respetivos relatórios de execução.