O que é a Black Friday e como surgiu?
min de leitura
Publicado em 30-Jul-2024
De há uns anos a esta parte, as tradicionais épocas de saldos e promoções de janeiro e julho ganharam uma série de novos companheiros amigos da poupança.
O mais famoso de todos esses novos períodos de saldos é, sem dúvida, a Black Friday, época de descontos que começou por decorrer ao longo de apenas um dia (friday = sexta-feira) para, atualmente, se desenrolar ao longo de uma semana inteira.
Rapidamente, esta Black Friday vinda do outro lado do Atlântico conquistou o coração dos consumidores, mas saberá o que é e como surgiu esta nova época de saldos?
O que é a Black Friday?
Como já fomos revelando nos parágrafos anteriores, a Black Friday é uma época especial de saldos que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, mas que, nos últimos tempos, tem estendido a sua duração para uma semana.
Neste dia ou semana, as lojas, online e offline, das mais variadas áreas, com especial enfoque para os produtos de tecnologia, baixam os preços de forma significativa nos seus produtos e serviços no intuito de captarem a atenção dos consumidores.
Uma vez que a Black Friday acontece nos últimos dias de novembro, esta data é vista como uma excelente oportunidade para os consumidores anteciparem as suas compras de Natal.
Isto mesmo é confirmado pelos dados disponíveis que nos dizem que, em 2023, o volume de compras dos portugueses na Black Friday e Black Week aumentaram, respetivamente, 12% e 14% face a 2022.
Apesar de a maior parte dos portugueses continuarem a preferir dirigirem-se às lojas físicas para aproveitarem os muitos descontos disponíveis, a opção por compras online faz-se sentir com cada vez mais força a cada ano que passa tendo representado, no ano passado, 24% do valor total gasto em compras pelos consumidores lusos.
Hoje é dado assente que, novembro rima com Black Friday, mas como terá surgido esta época de descontos?
Como surgiu a Black Friday?
A Black Friday nasceu do outro lado do Atlântico, mais concretamente na cidade de Filadélfia, Estados Unidos da América, nos anos 50 do século passado.
Tudo começou com um grande número de turistas que ocorreu à cidade no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças (celebra-se entre os dias 22 e 28 de novembro em função do ano) para passearem e aproveitarem as promoções desenvolvidas pelo comércio local.
Dada a confusão que se gerou, a polícia da cidade começou a chamar àquele dia, uma sexta-feira, Black Friday. Daí em diante o nome pegou e começou a sua migração para outras cidades americanas dando inicio a uma explosão de popularidade do termo no final dos anos 80.
Sempre associado a um dia de promoções, a Black Friday acabou por se generalizar um pouco por todo o mundo ocidental e, como sublinhamos, é hoje um dia sagrado do consumismo.
Como aproveitar a Black Friday e poupar?
As promoções são muitas e atraentes, o que leva milhares de consumidores portugueses a marcarem a Black Friday no seu calendário de compras para o Natal, contudo, a poupança não se fica apenas pelos preços.
Dada a sua primazia sobre todos os outros métodos de pagamento em compras online e presenciais, o cartão de crédito pode afirmar-se como o melhor amigo do consumidor durante a Black Friday em Portugal, mas para isso tem de trazer consigo uma muito útil funcionalidade: o cashback.
Em termos gerais, o cashback (devolução em português) é uma funcionalidade que vai permitir ao consumidor receber de volta, mensalmente, uma percentagem daquilo que gastou no mês anterior.
Por exemplo, no UNIBANCO, o nosso cartão de crédito com cashback vai permitir-lhe receber de volta até um total de 240€ nas compras realizadas durante os primeiros 12 meses de adesão.
Isto, na prática, significa que, mensalmente, os valores de cashback vão oscilar entre os 20 euros mensais para um montante de compras ou adiantamento de numerário a crédito igual ou superior a 500 euros e os 5 euros mensais para um valor entre 100 e 299 euros.
As vantagens não se ficam por aqui, já que este cartão de crédito UNIBANCO oferece-lhe, ainda, a possibilidade de pagar as suas compras acima de €150 em 3 vezes sem juros, caso pague os fracionamentos na totalidade, através da APP UNIBANCO, e 20 a 50 dias de crédito sem juros.