As melhores receitas do Thanksgiving, já a pensar no Natal
min de leitura
Nos Estados Unidos ainda falta para o Natal, porque antes há o jantar de Ação de Graças, que também reúne famílias inteiras à mesa à volta de um peru.
Publicado em 24-Nov-2021
O Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças, é um dos feriados mais importantes nos Estados Unidos onde, manda a tradição, as famílias se reúnem para agradecer a Deus pelas boas colheitas do ano.
Também é conhecido como “Dia do Peru” porque a ave é o prato principal das festividades, embora também fonte de grandes as preocupações: perus demasiado secos, esturricados, sem recheio ou com recheio intragável… as cenas cómicas à volta da sua preparação são uma fonte inesgotável de inspiração para inúmeras séries de televisão e no cinema. Dá para perceber que não é fácil preparar esta ave, mas o resultado final consegie ser extraordinário. Vamos então ver como se pode preparar um saboroso e suculento peru , mais tudo o que o acompanha, se quiser celebrar o Dia de Ação de Graças este ano − ou já a pensar num peru diferente na Ceia de Natal
Prato Principal
No Dia de Ação de Graças não pode faltar um peru dourado no centro da mesa, bem acompanhado pelo recheio (Stuffing), dentro da ave e cá fora, como acompanhamento. O molho da carne (Gravy), o molho de arandos (Cranberry) e o puré de batata (Mashed Potatoes). A receita, ou as receitas, ainda vão dar algum trabalho como se percebe – e demorar algumas horas – mas não são nada de muito complicado, por isso mãos à obra!
Ingredientes
Para o Peru:
1 peru (3 Kg serve mais ou menos 6 pessoas)
200 g de manteiga
1 garrafa de vinho branco
sal e de pimenta preta moída q.b.
Para o caldo do Molho:
Use todos os miúdos do peru e o pescoço.
Vegetais, como aipo, cebola, cenoura e alho.
Ervas frescas, como tomilho e alecrim.
Para o Recheio:
50 g de manteiga
2 cebolas picadas
6 talos de aipo sem folhas picados
5 folhas de sálvia fresca picadas
1 pão de forma picado
½ chávena de nozes pecan picadas
½ chávena de passas (brancas e/ou pretas
3 chávenas de caldo de galinha
Pimenta preta moída q.b.
Para o molho de Cranberry (arando):
100 gramas de arandos
100 mililitros de vinho branco
Sumo de uma laranja
2 colheres de sopa de açúcar
Sal e pimenta preta q.b.
Preparação do recheio:
Derreta a manteiga numa frigideira grande em lume médio e acrescente as cebolas e o aipo. Quando estiverem refogadas adicione a sálvia e deixe cozinhar por mais um par de minutos. Junte os restantes ingredientes, misture bem e apague o lume. Reserve.
A porção que servirá como acompanhamento (fora do peru), deverá ser assada no forno por cerca de quarenta minutos.
Preparação do caldo:
Para fazer o caldo, junte todos os ingredientes e leve a ferver
Preparação do peru:
Coloque a grelha no nível mais baixo do forno e ajuste a temperatura para 225 graus. Numa assadeira grande, que deixe alguns centímetros livres dos lados, coloque o peru com o peito para cima e tempere o interior com sal e pimenta. Uma grelha impede o peru de se agarrar ao fundo.
Recheie o peru imediatamente antes de o levar ao forno. Não antes. Não encha demasiado o peru e deixe algum espaço para que possa cozinhar uniformemente. Não se esqueça de tampar a abertura do pescoço.
Junte as pernas e amarre-as com um fio de cozinha (se fechar com um laço será mais fácil desamarrar no final). Unte o peru com a manteiga derretida e tempere com sal e pimenta.
Cubra todas as partes visíveis do animal com um pano de algodão tipo gaze (um pano usado para os queijos é perfeito) previamente embebido na manteiga derretida e no vinho. Coloque o peru (pernas primeiro) no forno e asse durante 30 minutos. Volte a pincelar abundantemente o peru (e o pano) com a mesma mistura e reduza a temperatura para 180 graus. Repita o processo a cada 20 minutos, 30 minutos. O processo deve ser feito no forno e rapidamente, para não baixar a temperatura. Ao fim de duas horas retire o pano com cuidado, para não estragar a pele, e regue o peru com os sucos da assadeira. A partir dessa altura deve verificar a temperatura do peru (na parte mais grossa da coxa) e quando chegar aos 75 graus está pronto.
Preparação do molho:
Assim que o peru terminar de cozinhar, transfira-o para uma travessa para descansar por 30 minutos. Entretanto verta os sucos na assadeira para uma taça e, descarte o excesso de gordura que subir à superfície. Coloque a assadeira em fogo médio-alto e adicione mais uma chávena de vinho (tinto ou branco) até ferver, procurando raspar todos os restos presos à assadeira. Adicione o caldo (apenas o líquido) e deixe ferver até reduzir para metade. Junte o suco da carne, e se o molho ainda estiver muito líquido pode adicionar uma colher de farinha (bem dissolvida num pouco do caldo) para engrossar. Coe para uma molheira.
Preparação para o molho de arando:
Apesar de existirem algumas opções já feitas no mercado, o molho de arando é muto simples de preparar. Basta juntar o sumo de laranja, o vinho e os arandos numa panela. Levar ao lume (médio a baixo) por alguns minutos antes de adicionar o açúcar. Deixe ferver por mais 20 minutos e retifique os temperos com o sal e a pimenta antes de levar ao liquidificador.
Sobremesa
Para a sobremesa, também temos alguns pratos muito tradicionais, como a Tarte de Nozes Pecan, e a nossa recomendação, a Pumpkin Pie (Tarte de Abóbora). Esta bastante mais simples de preparar, se não veja:
Ingredientes
Massa:
1 chávena de farinha de trigo
½ chávena de manteiga cortada em cubos pequenos
½ colher de chá de açúcar
½ colher chá de sal
2 a 4 colheres de chá de água gelada
Recheio:
2 chávenas de puré de abóbora (frio)
1 lata de leite condensado
2 ovos
1 colher de chá de canela
½ colher de chá de gengibre em pó
½ colher de chá de noz-moscada
Preparação:
Para fazer a massa, misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga e mexa um pouco antes de colocar a água fria, mexendo sempre até unir a massa. Coloque a massa dentro de uma forma de tarte e vá abrindo a massa com as mãos.
Para o recheio, misture todos os ingredientes (o puré de abobora deve ser feito com antecedência) e bata num processador. Coloque esse preparado por cima da massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.
E pronto, o jantar está feito. Agora é tempo de desfrutar até porque, depois desta trabalheira toda, bem merece. Bom apetite!