IA em destaque com PME portuguesas a apostarem em tecnologia para crescerem
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Publicado em 06-Jan-2025
Nos dias que correm, poucos são os que ainda não ouviram falar em IA (Inteligência Artificial) em Portugal.
Aliás, segundo um estudo da DECO Proteste, 72% dos portugueses considera que a Inteligência Artificial está presente no seu dia-a-dia e 57% deles revela, ainda, que já utilizou algum tipo de sistema alimentado por esta tecnologia.
Porém, não são apenas os particulares a fazerem uso desta tecnologia, já que o uso de Inteligência Artificial em PME se está a revelar um importante fator para o aumento da competitividade deste tipo de empresas nos mercados nacional e internacional.
O impacto da Inteligência Artificial no crescimento das PME portuguesas
Segundo o estudo SBBO: Small Business Big Opportunity, 87% das pequenas e médias empresas portuguesas aumentaram o seu investimento em tecnologia e a IA surge logo à cabeça.
Apostados em conseguirem obter uma maior eficiência operacional, fator-chave do seu desenvolvimento para 44% das PME inquiridas, os negócios de menor dimensão acabam por realizarem um forte investimento em tecnologia que lhes permita aumentarem a sua competitividade empresarial.
Neste sentido e de acordo com os resultados do estudo, 91% das PME portuguesas considera que a aposta em tecnologia digital é crucial para a automação de processos que lhes permita aumentar a produtividade e, consequentemente, as suas receitas.
Esta aposta em tecnologia para pequenas empresas é particularmente assinalável em IA, já que o SBBO revela que, durante o último ano, 87% das PME lusas reforçaram o seu investimento nesta área.
87% foi também a percentagem de pequenas empresa que consideraram a IA fundamental para as suas operações diárias, 11% mais do que acontece com as suas congéneres estrangeiras, enquanto 92% consideraram que esta é crucial para o aumento de receitas, mais 5% do que a média global.
Exemplos de tecnologia IA aplicada em pequenas e médias empresas
Apesar de o chatGPT ajudar em algumas dimensões das estratégias de negócios, as ferramentas de automação de IA mais utilizadas/populares entre as PME são:
- Zapier: plataforma que permite integrar diferentes aplicações e automatizar fluxos de trabalho entre elas. Entre outras coisas, este software automatiza a criação de tarefas quando integrada num sistema de gestão de projetos, algo especialmente útil no momento em que se recebe um novo email, por exemplo;
- QuickBooks: com o QuickBooks, o rastreamento de despesas, a reconciliação bancária ou a criação de relatórios financeiros é automatizada;
- HubSpot: esta ferramenta oferece às PME um alargado conjunto de soluções de CRM que são extremamente úteis na automatização da área do Marketing, incluindo a criação de email marketing, gestão de leads e acompanhamento do desempenho de campanhas promocionais.
Não nos podemos esquecer, ainda, dos chatbots de atendimento alimentados por algoritmos de processamento de linguagem natural (PLN) que, na prática, podem fazer um atendimento 24/7 através de uma imitação quase perfeita da comunicação humana que lhe permite responder e interpretar perguntas dos clientes.
Os benefícios da IA para a competitividade das PME
Ao ajudar na automação de processos, a IA simplifica e acelera a execução de tarefas maximizando, deste modo, a produtividade e os ganhos em termos de receitas que daí resultam.
Além disto, processos geridos por IA permitem reduzir custos operacionais, tornam a empresa e os seus trabalhadores mais flexíveis preparando-os para se moldarem mais facilmente a um mundo que se encontra em constante mutação e tornam a assistência ao cliente mais próxima e direta, o que acabará por resultar numa experiência de compra e pós-venda com mais qualidade que terá por culminar lógico a fidelização do consumidor.
Por último, é ainda de salientar o papel da IA na análise de dados.
Através de ferramentas que automatizam a coleta, tratamento e interpretação de dados, as PME conseguem identificar padrões de consumo, antecipar tendências de mercado e ajustarem as suas estratégias de negócio de forma mais ágil e precisa.
Desafios que as PME enfrentam ao implementar IA
A implementação de IA nas PME portuguesas ajuda, como vimos, estas empresas a crescerem e a multiplicarem as suas receitas, mas existem alguns desafios no caminho.
42% das empresas inquiridas no estudo SBBO afirma que o maior obstáculo ao crescimento empresarial com IA são as questões do foro financeiro, como as dificuldades de tesouraria e o aumento dos custos operacionais fruto do contexto económico.
Neste ponto específico, 51% das PME indicaram que os seus custos operacionais registaram um aumento no ano passado e a previsão é de que continuem a crescer este ano.
Às dificuldades financeiras, junta-se ainda a escassez de mão-de-obra qualificada e/ou com as competências digitais necessárias a navegar num novo paradigma tecnológico.
Tendências futuras de IA no mercado português
Apesar de já ser prática corrente em muitos países do mundo, a implementação de IA nos processos de recrutamento só agora está a entrar em força no mercado português.
Estas novas soluções baseadas em IA agilizam o processo de recrutamento e acabam por conseguirem aumentar a precisão da seleção de candidatos, algo extremamente importante num momento em que escasseiam trabalhadores qualificados no mercado.
Além da triagem inicial, este tipo de ferramentas (LinkedIn Talent Insights ou Jobvite) podem realizar entrevistas de triagem em que avaliam as qualificações dos candidatos e o seu background cultural e profissional libertando, deste modo, a equipa de Recursos Humanos para as entrevistas finais mais detalhadas.
Outra das grandes tendências é de soluções de segurança online que protejam as empresas que operam no mercado digital, ou que tenham algum tipo de contacto com ele, de ameaças crescentes como os malwares, phishing e ramsonware através da deteção de comportamento anómalos, análise preditiva e automação de respostas.
Não acabamos sem antes referirmos o desenvolvimento de soluções personalizadas à medida das necessidades de cada empresa, a integração do Machine Learning nos processos alimentados por IA que resultam numa automação 2.0 e a integração da IA com tecnologias emergentes, tais como a Internet das Coisas (IoT) e a Realidade Aumentada (RA).