As Inovações Tecnológicas mais revolucionárias de 2025 e como estão a transformar o mundo
min de leitura
Publicado em 29-Abr-2025
Escrevia o poeta António Gedeão que o “mundo pula e avança qual bola colorida nas mãos de uma criança”, e, olhando para as mudanças que se têm processado nos últimos anos, é caso para dizer, no mínimo, que esta é uma criança bastante ativa. Impulsionado por inovações tecnológicas que, no séc. XX, eram apenas tema de filme de ficção científica, o mundo está a alterar-se à velocidade da luz e a transformar radicalmente a forma como interagimos e vivemos em comunidade.
O que define uma Inovação Tecnológica revolucionária?
Uma inovação tecnológica revolucionária pode ser definida como a introdução de novas tecnologias, serviços ou produtos que representem uma rutura total com o paradigma vigente, o que pode levar à redefinição completa da respetiva área ou setor económico onde são aplicadas.
Por exemplo, o desenvolvimento e utilização da eletricidade para fins públicos em meados do séc. XIX ou o “fordismo” e a sua linha de montagem em série são dois excelentes exemplos de inovações tecnológicas revolucionárias que ajudaram a moldar o mundo que chegou até nós.
Contudo, se há algo que caracteriza a inovação tecnológica é a sua insaciável sede por derrubar barreiras e ir mais além, além do conhecido e das convenções estabelecidas, mesmo quando julgamos não ser possível. Como tudo muda num piscar de olhos, as inovações tecnológicas para 2025 estão aí a prová-lo, senão veja.
Inteligência Artificial e Machine Learning: Como a IA está a evoluir em 2025
Esqueça o ChatGPT e todos os outros modelos que marcaram o ano de 2024, pois a Inteligência Artificial em 2025 guarda-lhe algumas inovações de monta.
Deepseek
A primeira delas veio da China e trouxe-nos o revolucionário Deepseek, modelo de IA generativa que relegou os sistemas de IA desenvolvidos na Europa e na América para segundo plano pela sua capacidade de permitir que modelos menores herdem os recursos avançados de raciocínio e processamento de linguagem dos seus equivalentes maiores, tornando-os mais versáteis e acessíveis a toda a população.
AlphaFold e ClimaNet
Além do Deepseek, a IA traz-nos o AlphaFold, programa que pode ser acedido de forma gratuita por cientistas de todo o mundo e que vem facilitar o desenvolvimento de medicamentos e tratamentos, e a ClimateNet, um sistema que utiliza redes neurais artificiais para efetuar análises espaciais e temporais de grandes volumes de dados climáticos, permitindo, assim, fazer previsões de eventos climáticos extremos com mais precisão e antecedência.
Machine Learning – Transformers Architecture
Com os avanços conseguidos no campo da IA, quem também acaba por beneficiar é o machine learning, que, em 2025, vai sofrer melhorias significativas com a introdução de novos modelos baseados na chamada Transformers Architecture. Isso permitirá o processamento de frases em paralelo, ajudando a identificar conexões entre palavras mesmo quando estas se encontram em pontos diferentes no texto.
A ascensão da Computação Quântica: O próximo grande salto tecnológico
Pela sua capacidade em analisar grandes grupos de dados e neles encontrar novas respostas aos desafios da contemporaneidade, a computação quântica vai, em 2025, assumir um papel importantíssimo na resolução de problemas complexos, como o desenvolvimento de tratamentos e medicamentos inovadores que consigam derrotar doenças até este momento incuráveis, como a SIDA ou os vários tipos de cancro.
O papel das novas tecnologias em 2025 saídas da computação quântica não se ficam pela área da saúde, já que também poderá contribuir para a otimização de cadeias de fornecimento, desenvolvimento de soluções de pagamento mais seguras e até para a resolução de problemas complexos de programação relacionados com as operações ferroviárias e aéreas.
Realidade Aumentada e Metaverso: O futuro da interação digital
O metaverso e a realidade aumentada não são propriamente uma novidade, mas entre os universos alternativos onde comandamos um avatar (exemplo de metaverso) ou a capacidade de termos à nossa disposição um modelo que nos permite, no caso da realidade aumentada, perceber um objeto em detalhe, e o que o futuro nos reserva nessas duas áreas, há um grande caminho a percorrer.
Apesar de um metaverso completamente imersivo ainda não ter saído do papel, 2025 será marcado por tecnologias de realidade mista que, através da combinação de realidade aumentada e virtual, criarão programas como o HoloLens, que, entre outras aplicações, permitirá aos engenheiros visualizar e manipular modelos 3D de projetos complexos ou criar experiências educacionais mais imersivas.
Energias Renováveis e novas soluções sustentáveis
A aposta na transição verde parece ser para continuar e, nesse aspeto, a parceria entre sustentabilidade e tecnologia terá um papel fundamental ao não só criar projetos de captação e utilização de energia solar e eólica mais eficientes, mas sobretudo no desenvolvimento de sistemas de armazenamento da energia produzida de modo a poder ser transacionável.
Podemos, ainda, no caso de Portugal, ver finalmente a aliança entre energia renovável e inovação resultar em projetos de geração de energia através do aproveitamento da força das marés com uma maior capacidade produtiva.
A Revolução da saúde: Como a Biotecnologia está a mudar a medicina
Como já referimos, as novas tendências tecnológicas para 2025 mostram-nos que a IA e a computação quântica estão e vão continuar a contribuir para a produção de medicamentos e desenvolvimento de tratamentos capazes de não só tratar doenças até aqui incuráveis, como de serem os menos invasivos possível para os pacientes, o que acaba por, consequentemente, diminuir os dias de internamento e recuperação.
A revolução na saúde não se fica, contudo, por aqui. À realidade aumentada aplicada a cirurgias, é importante sublinhar os avanços na biotecnologia que levam, por exemplo, à produção de pele artificial para o tratamento de queimaduras, de cartilagem para a reconstrução óssea e da transplantação de células-tronco para a regeneração de tecidos e tratamento de doenças regenerativas.
Mobilidade do futuro: Veículos autónomos e transporte sustentável
Depois de anos de testes, 2025 poderá ser o ano em que os veículos autónomos chegam, de forma mais massificada, às ruas das principais áreas urbanas, ajudando a melhorar a mobilidade e aumentar a segurança.
A integração deste tipo de veículos com sistemas de transportes públicos baseados em combustíveis renováveis, a implementação de métodos de pagamento cashless e o desenvolvimento de uma infraestrutura de gestão de tráfego gerida por IA e machine learning contribuirão para um futuro da mobilidade onde os transportes serão mais sustentáveis e eficientes.
Cibersegurança em 2025: Como proteger dados na nova era digital
Com uma maior regulamentação e aumento da taxa de adoção da blockchain e outras plataformas descentralizadas, a cibersegurança no futuro, nomeadamente a proteção de dados pessoais e empresariais, estará assegurada.
Isto fará com que, muito provavelmente, nasçam novas plataformas virtuais descentralizadas, como a Web3, que, na prática, será controlada pelos utilizadores e, dessa forma, garantirá maior segurança das informações sensíveis que guardam na cloud.
O Impacto das novas Tecnologias no mercado de trabalho
Também no mercado de trabalho a tecnologia está a dar as suas cartas.
Por exemplo, o desenvolvimento de modelos de IA generativa mais assertivos promete revolucionar a forma como os recursos humanos de uma empresa são geridos, já que permitem uma maior personalização da experiência do trabalhador e uma tomada de decisão mais rápida e com menor grau de erro.
Além disso, em plena era de transformação digital global onde milhares de dados são criados em microssegundos, as tecnologias de Advanced Analytics e Big Data serão preponderantes na criação de estratégias empresariais baseadas em dados que ajudem as organizações a detectar tendências e melhorar a atração, retenção e formação de talento.