Redes Sociais: como funcionam os algoritmos do Facebook, Instagram e TikTok?
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Publicado em 28-Nov-2024
Segundo a Statista, seis em cada dez pessoas em todo o mundo tem conta numa ou em várias redes sociais em simultâneo, o que faz deste tipo de plataformas apetecíveis montras para marcas e empresas.
A inovação e tecnologia deram-nos as redes sociais, mas para que, no meio de tantos milhões de pessoas, o seu perfil se faça notar e, quem sabe, até se tornar num ou numa influencer conhecida e reconhecida, há uma fator que deve dominar na perfeição: o algoritmo.
Redes sociais e algoritmos, uma história de sucesso que vamos agora tentar perceber como funciona.
O que são os algoritmos das redes sociais e porque são importantes?
Para simplificar, começamos por dizer que os algoritmos das redes sociais correspondem a um conjunto de dados programados por cada rede social com o objetivo de determinar quais as páginas e conteúdos que irão aparecer no topo da cronologia de cada utilizador.
Apesar das diferenças na forma como funcionam os algoritmos, isto é, como são programados, a premissa que os sustenta, mesmo quando são alimentados por Inteligência Artificial (IA), é sempre a mesma: filtrar os melhores conteúdos em função do perfil de cada utilizador e hierarquizar as publicações.
Assim, as primeiras publicações com que se vai deparar quando entrar numa determinada rede social será fruto de um trabalho prévio de programação para que tudo aconteça dessa forma.
Como funcionam os algoritmos das redes sociais?
Quando não apresentam um viés muito pronunciado com o objetivo de o levar a pensar de uma determinada forma sobre um assunto em particular, a moldar a sua intenção de voto ou levá-lo a comprar algo, os algoritmos desempenham uma função importante na sua experiência de utilizador, uma vez que lhe mostram publicações que estejam em linha com os seus interesses ou necessidades.
Por exemplo, se pesquisa sobre páginas de produtos de beleza no Instagram, a probabilidade de que, nas próximas visitas a esta rede social, lhe sejam apresentados anúncios de cremes ou pessoas que vendem ou oferecem dicas sobre procedimentos cosméticos será muito alta.
Além disto, os algoritmos permitem que um perfil ou conteúdo específico ganhe visibilidade e, em caso de anúncios ou contas pagas, um alcance mais alargado permitindo, deste modo, que pessoas se tornem influencers ou que uma marca conquiste mais clientes e venda mais produtos.
Numa economia onde a visibilidade e o “like” são reis, os algoritmos são o pilar onde assenta essa monarquia.
Já que falamos de likes, vejamos como funciona os algoritmos das principais redes sociais e os fatores que influenciam o alcance das suas publicações.
Algoritmo do Instagram
O algoritmo do Instagram trabalha à volta de três pontos-chave:
- Temporalidade das publicações;
- Interação com as publicações;
- Relacionamento com as contas.
Isto é, o algoritmo desta rede analisa quando é que foi feita a publicação, quantos likes, partilhas e comentários apresenta e como são realizadas as interações do utilizador da conta que publicou.
Esta lógica é aplicada, igualmente, às Stories, lugar onde, apesar de existir uma ordem cronológica na apresentação das histórias, a interação com a conta que as publicou vai determinar o seu alcance.
Algoritmo do Facebook
No caso do Facebook, o algoritmo é um pouco mais incerto, mas ainda assim, é possível discriminar alguns fatores que têm influência no alcance:
- Volume de interações do utilizador;
- Rede de amigos e interações que estes mantêm com as publicações;
- Conteúdo, nomeadamente aquele que é relacionado com notícias:
- Potencial das interações, nomeadamente as publicações com mais “likes”, comentários, partilhas, etc.
Algoritmo do TikTok
Em relação ao TikTok, rede social da moda, o algoritmo está programado para levar em conta:
- os vídeos e perfis em que o utilizador demonstra interesse/partilha;
- as contas que segue;
- os comentários e publicações feitas;
- a informação que acompanha os vídeos (legendas, hashtags, som, etc.);
- idioma, país de origem e dispositivo a partir de onde acede à conta.
Este tipo de configuração acaba por permitir que um utilizador com um baixo número de seguidores possa “viralizar” de um momento para o outro contribuindo, dessa forma, para promover o fator “novidade” na plataforma e atrair novos utilizadores.
Dicas para aumentar a visibilidade e o envolvimento nas redes sociais
Para aumentar a visibilidade do seu perfil, o envolvimento que os outros utilizadores mantêm com as suas publicações e o alcance da sua conta, vamos deixá-lo com algumas dicas relativas às três das maiores redes sociais do mundo: Facebook, Instagram e TikTok.
Como ganhar mais likes no Facebook?
Entre as dicas para aumentar a interação com a sua conta de Facebook, contam-se:
- Convidar os seus amigos e seguidores a selecionarem a opção “Ver primeiro” para a sua página;
- Incentivar o público a marcar amigos ou partilhar as suas publicações;
- Construir relações fortes com o seu público através da interação regular com as suas publicações e da resposta a toda e qualquer pergunta que este lhe faça:
- Criar conteúdo relevante para o público que quer cativar;
- Convidar as pessoas com quem interage a segui-lo.
Como ganhar seguidores no Instagram?
Para ganhar notoriedade no Instagram, recomendamos que:
- Faça testes para perceber em que horário as suas publicações obtêm mais interações;
- Crie conteúdo que levem os outros utilizadores a tomarem algum tipo de ação de partilha, comentário ou “like”. Para “apimentar” as suas publicações, pondere utilizar elementos visuais e hashtags;
- Responda a todos comentários, nem que seja com um emoji, já que quantas mais interações mantiver com um dado utilizador, mais as suas publicações lhe vão aparecer no feed;
- Faça Stories.
Como ficar famoso no TikTok?
Para sobressair na rede que mais utilizadores tem em todo o mundo, deve:
- Criar conteúdos com mais de um minuto de duração com a ajuda das ferramentas de edição do TikTok Studio;
- Fazer upload de conteúdo de qualidade regularmente;
- Utilizar ferramentas de monetização;
- Colaborar com outros criadores de conteúdo através do TikTok Live.