6 programas de edição de fotos para ter sucesso nas redes sociais
min de leitura
A escolha das imagens faz toda a diferença, e com a ajuda de algumas apps de edição é muito mais fácil publicar a foto perfeita. Vamos descobrir quais.
Publicado em 22-Abr-2022
“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Eis uma frase que devia estar inscrita a bold em todas as contas de Instagram. Qualquer influencer que se preze tem centenas de fotos publicadas, perfeitamente iluminadas, balanceadas, enquadradas. Muitas são tão boas, de facto, que dir-se-ia terem sido tiradas por algum fotografo internacional mas, na sua maioria, foram feitas “em casa”, com ajuda de alguns programas de edição de imagem.
Não é segredo nenhum que a escolha de imagens atrativas faz realmente uma grande diferença para quem deseja ter mais sucesso nas redes sociais, e estas não se conseguem sem um bom programa de edição. Assim, quer pretenda corrigir a má iluminação, ou criar um filtro incrível para sua contraluz, a boa notícia é que já existem diversos programas perfeitamente simples de utilizar e muito em conta, grátis ou, pelo menos, com varias funcionalidades grátis, pagando-se apenas nas opções premium. O seu próprio telemóvel já tem um editor, também, provavelmente muito bom, mas estas são as apps favoritas:
Adobe Lightroom Photo Editor
“Não podes ‘photoshopar’ isso?” tornou-se uma frase, tal a fama que este programa de edição de Imagens adquiriu. O problema é que o Photoshop oferece tantas opções de manuseamento de uma imagem que não é muito fácil de dominar. E consegue ser bastante dispendioso. Existe uma versão mais básica, o Photoshop Express, muito boa para quem está a dar os primeiros passos na edição de imagem, e dedicada em exclusivo ao telemóvel, mas este Photoshop Lightroom consegue ser ainda melhor. Porque oferece na mesma um nível incrível de opções, embora de forma mais simples que o irmão mais velho. Os diferentes Presets costumam ser muito utilizados e é ideal para corrigir cores ou ajustar perspetivas. Opções mais avançadas, como apagar objetos indesejados, só estão disponíveis na versão paga.
VSCO
Outra app muito querida dos influencers, que oferece 10 predefinições gratuitas. Permite trabalhar com o formato RAW e oferece ferramentas de edição como Contraste ou Saturação, Cortar e Distorcer, para além de simular feitos de filmes analógicos. Já para ter acesso a toda a biblioteca de predefinições (cerca de 200) e outras edições mais avançadas será necessária a subscrição premium.
Snapseed
Trata-se do editor de imagem oficial da Google. Simples e intuitivo, tem a vantagem de não cobrar por funcionalidades mais premium. Ou seja, oferece tudo o que tem. E é muito: ajusta a exposição, a saturação, o brilho, a cor e os tons quentes de forma automática ou manual, o equilíbrio de brancos, corrige perspetivas e permite adicionar texto e até remover o emplastro não convidado para a foto, ou qualquer outro objeto indesejado. Isso tudo e mais um bom número de filtros.
Picsart
Tal como o nome sugere, a ideia será dar asas à criatividade com este editor. E simplificaram a coisa, para se tornar muito fácil adicionar stickers, trocar planos de fundo ou remove-los de todo. Efeitos como Golden Hour ou Selfie no espelho são bastante populares, em paralelo com outros de cariz mais vintage. No fundo, a ideia é dar um toque pessoal e único ao seu conteúdo.
Afterlight
Se não tem – ou não quer – perder muito tempo à volta das suas fotografias, então experimente este programa de edição desenhado especificamente para uma utilização rápida e fácil, com 15 ferramentas de ajuste, quase 60 filtros e 66 texturas com vazamentos de luz que podem dar à sua foto um aspeto muito especial.
Facetune
Também chamado como o retocador de selfies original, o Facetune (vai na versão 2) é sobretudo utilizado para eliminar imperfeições no rosto, como a pele oleosa ou acne, suavizar a pele e as rugas ou enfatizar algumas características físicas. Uma espécie de cirurgia plástica “em pós-produção”. E ainda permite retocar a maquilhagem.
E pronto, agora que já conhece alguns dos editores mais populares, só nos resta desejar “boas publicações”, e se pretender fazer o upgrade para uma das opções premium, o Cartão Unibanco Atitude é a escolha ideal para gerir todas as subscrições online.