5-inovacoes-tecnologicas-para-2024 5-inovacoes-tecnologicas-para-2024

5 inovações tecnológicas que prometem transformar a sociedade em 2024

min de leitura


Publicado em 24-Mai-2024

Escrevia o poeta António Gedeão que “o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança” e não podia estar mais correto.

A revolução tecnológica está em marcha. Depois de em anos anteriores nos ter trazido drones que entregam encomendas e software de IA que escreve textos e arranja polémicas várias, entramos em 2024 com a companhia de tecnologias emergentes e disruptivas que prometem transformar a sociedade.

Neste artigo da UNIBANCO da marca UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A. – exploramos 5 inovações tecnológicas que prometem infliuenciar a sociedade.

5 inovações tecnológicas que prometem transformar a sociedade em 2024

A inovação tecnológica é imparável e dela podemos esperar avanços em 2024 que vão, certamente, transformar todos os setores da sociedade.

Eis os cinco principais:

1• Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) não é, propriamente, uma tecnologia desconhecida, mas, em 2024, vai conhecer uma evolução extraordinária através da conexão de dispositivos em áreas tão diferentes como a domótica ou a gestão da infraestrutura urbana.

Quer seja na simples conexão entre dois eletrodomésticos ou entre o sistema de iluminação, quer seja na gestão do tráfego numa grande cidade, a conetividade absoluta é a grande meta desta tecnologia para 2024.

2• Tecnologia Quântica

Apesar de ainda se encontrar em fase embrionária, a tecnologia quântica é a face mais visível da transformação do setor da computação, já que os complexos problemas que antes demoravam anos a resolver, poderão, com a adoção desta inovação, encontrarem resposta em minutos.

A tecnologia quântica não será uma panaceia para todos os problemas da humanidade, mas será de grande utilidade, por exemplo, no desenvolvimento de novos fármacos e vacinas, na otimização logística em armazém e nas rotas de entrega, na criptografia e até em simulações complexas de cenários de guerra ou catástrofe natural.

Com a tecnologia quântica, deixam de existir limites para a inovação.

3• Engenharia de plataformas

Uma das tendências tecnológicas futuras é a engenharia de plataformas.

Não, não estamos a falar de plataformas petrolíferas, mas sim de equipas de engenheiros da cloud que se organizam numa plataforma comum com o objetivo de centralizar serviços operacionais e, assim, permitir que os programadores consigam uma maior eficiência e capacidade de produção.

Ao trabalharem para manter um funcionamento contínuo da cloud, estas equipas vão acabar por desempenhar um importante papel na sustentação e segurança das operações das empresas digitais.

Para além de tudo isto, as equipas de engenharia de plataformas estão a apostar cada vez mais em soluções automatizadas e apoiadas por IA que, na prática, acabam por simplificar ainda mais as tarefas de criação, gestão e teste de infraestruturas digitais.

4• Robótica avançada

As notícias de robots que limpam o pó, cozinham e até conduzem carros não são nada de novo. Apesar de serem tema recorrente de livros, filmes e séries de ficção científica, a verdade é que a ciência robótica está mais avançada do que nunca e promete ter um papel bem mais visível e importante na sociedade em 2024.

Das entregas em curtas distâncias, passando pela assistência em procedimentos cirúrgicos e acabando no universo do entretenimento, a robótica avançada vai, ao longo deste ano, produzir uma melhoria na eficiência e na segurança de diferentes indústrias e contextos sociais.

5• 5G

Muito se tem falado do 5G e das vantagens que esta tecnologia nos pode trazer. Depois de muitos testes e da implementação mais ou menos tímida nas telecomunicações, 2024 é o ano em que o 5G vai, passe o termo, “explodir” na sociedade.

Entre outras coisas, o 5G vai transformar a conetividade em algo nunca visto, propiciando o avanço da Internet das Coisas e de experiências digitais mais imersivas em jogos online, experiências culturais, concertos e até comunicações em tempo real.

Como financiar o acompanhamento das “novas tecnologias”?

Para acompanhar as últimas inovações tecnológicas sem comprometer a sua liquidez financeira, considerar o financiamento através de um cartão de crédito ou crédito pessoal pode ser uma estratégia inteligente.

Com um cartão de crédito UNIBANCO, pode aproveitar as compras a prestações para adquirir gadgets de última geração, como dispositivos 5G ou sistemas avançados de Internet das Coisas.

A maneira mais facil de o fazer é através da opção trividir com o cartão UNIBANCO, pode pode fracionar as suas compras superiores a 150€ em pagamentos sem juros, caso pague os fracionamentos na totalidade.

Por outro lado, o crédito pessoal UNIBANCO oferece uma opção de financiamento flexível, permitindo-lhe investir em tecnologia quântica ou plataformas de engenharia sem a pressão do pagamento imediato, repartindo o custo ao longo do tempo e facilitando a gestão do seu orçamento. Com estas soluções de crédito, acompanhar a inovação tecnológica torna-se acessível e económico.