SPIN: a nova forma de fazer transferências com números de telemóvel em Portugal
min de leitura
Publicado em 19-Mar-2025
Depois do MB WAY, uma nova forma de fazer transferências com o número de telemóvel acaba de chegar aos bolsos dos consumidores portugueses: o SPIN.
O que é o SPIN e como funciona?
Na prática, o SPIN é um novo serviço criado pelo Banco de Portugal com o objetivo de simplificar, ainda mais, as transferências entre contas bancárias.
No sentido de se obter uma maior rapidez e fluidez nas transferências entre pessoas ou empresas, com o SPIN Portugal deixa de ser necessário introduzir o IBAN do destinatário do dinheiro.
Em seu lugar, este serviço pede, no caso de transferências entre particulares, a indicação do número de telemóvel do destinatário ou, no caso de transações entre empresas, da introdução do NIPC (Número de Identificação de Pessoa Coletiva).
O SPIN acaba por surgir pouco depois do Banco de Portugal ter lançado no mercado a confirmação do beneficiário, um novo serviço que veio tornar possível que as operações envolvendo apenas o número de telemóvel ou o NIPC se processem de uma forma mais rápida e segura do que até aqui.
Aliás, a respeito da segurança desta nova funcionalidade, a entidade reguladora do mercado financeiro português sublinha que o SPIN se trata de uma solução “mais abrangente, universal e segura” do que serviços de pagamentos como o MB WAY ou o Paypal, uma vez que não é obrigatório efetuar qualquer tipo de adesão, instalação de aplicações ou associação de cartões.
Neste sentido, é esperado que as burlas, fraudes e transferências ou cobranças indevidas diminuam.
Antes de passarmos ao funcionamento do SPIN, importa ainda dizer que este serviço foi disponibilizado a todos os bancos do ecossistema financeiro nacional que, por sua vez, se vêm obrigados a oferecê-los a todos os seus clientes.
Como usar o SPIN para transferências bancárias?
Como referimos, até agora, para realizarmos uma transferência, tínhamos de abrir o homebanking ou a nossa app bancária e introduzirmos o IBAN para concluirmos a operação, algo que com o SPIN deixa de ser necessário.
Assim, se optarmos por pagamentos rápidos e simples com o SPIN, só teremos que introduzir o número de telemóvel do destinatário (se se tratar de um particular) ou o NIPC da empresa para realizarmos uma transferência.
Principais vantagens do SPIN para transferências bancárias
Entre as principais vantagens que particulares e empresas vão obter com o SPIN, contam-se:
- Simplificação dos processos de transferência de dinheiro entre particulares e entre empresas;
- Maior comodidade;
- Pagamentos mais rápidos;
- Sem limites de valor por transferência;
- Maior segurança, já que o SPIN não obriga à associação de qualquer cartão, instalação de aplicações ou adesão.
Como fazer transferências com o SPIN: passo a passo
Para passarmos a utilizar o SPIN para efetuarmos transferências, basta seguir estes três passos:
1º Passo: depois de entrarmos no homebanking ou na aplicação do nosso banco, devemos selecionar a opção “Transferir” com SPIN;
2º Passo: Digitamos o número de telemóvel ou NIPC do destinatário;
3º Passo: Verificamos e confirmámos o nome do 1º titular da conta para quem pretendemos transferir os fundos e a tipologia da transferência (transferência imediata ou a crédito) e prosseguimos com a operação.
Uma vez realizada a operação, o dinheiro transferido irá entrar na conta bancária do destinatário num prazo nunca superior a 24 horas se se tratar de uma transferência a crédito entre bancos diferentes ou de na hora se estivermos a falar de uma transferência imediata.
Perguntas frequentes sobre o SPIN
Pela novidade, o SPIN pode levantar algumas dúvidas entre particulares e empresas, razão por que, já de seguida, vamos tentar responder às mais frequentes:
Quem pode aceder?
Este novo serviço está disponível para todos os utilizadores de serviços de pagamentos, desde que detenham uma conta num prestador de serviços de pagamento autorizado pelo Banco de Portugal.
Tem custos?
Não, o SPIN é completamente gratuito.
É necessário associar o número de telemóvel ao IBAN?
Sim, para podermos utilizar o SPIN, devemos pedir ao banco que associe o nosso número de telemóvel (igual aos nossos registos bancários) ou NIPC ao IBAN.
Quem inicia a transferência terá de associar o número de telemóvel/NIPC?
Não.
Qual o valor limite por transferências?
Ao contrário do que acontece com o MB WAY, o SPIN não apresenta limites por transferência
Como usar o SPIN para receber transferências?
Após a associação do nosso número de telemóvel ou NIPC à conta bancária, estamos automaticamente prontos para receber transferências com o SPIN.
Nota: um número de telemóvel/NIPC só pode estar associado a um IBAN.
Os bancos são obrigados a disponibilizar o SPIN?
Sim, o Banco de Portugal obriga todos os prestadores de serviços de pagamento estabelecidos em Portugal e registados no SICOI a disponibilizarem o SPIN aos seus clientes.