para-que-serve-o-extrato-do-cartao-credito para-que-serve-o-extrato-do-cartao-credito

Para que serve o extrato do cartão de crédito?

min de leitura


Publicado em 11-Jun-2024

Para que, entre outras coisas, saiba sempre quanto e onde gastou com o seu cartão de crédito, vem em seu auxílio uma preciosa ferramenta de gestão financeira: o extrato de cartão de crédito.

O que é, como pedir, o que inclui e como ler o extrato de cartão de crédito/extrato bancário são algumas das questões a que vamos procurar dar resposta já de seguida.

Comecemos pelo básico: o que é um extrato de cartão de crédito/extrato bancário?

Extrato de cartão de crédito/extrato bancário: o que é?

Na prática, um extrato de cartão de crédito/extrato bancário é um documento emitido pelo banco emissor ou instituição financeira do seu cartão que lhe permite ter contato, de forma resumida, com todas as atividades financeiras que levou a cabo ao longo de um determinado período.

A partir deste documento, em papel ou em formato digital, vai poder consultar todos os levantamentos, pagamentos com cartão de crédito e débito, depósitos, transferências, débitos diretos e juros debitados ou creditados na sua conta bancária. 

Além dos montantes envolvidos nestas transações, ficará ainda a saber a quem comprou e em que dia o fez, uma vez que o extrato apresenta-lhe a data e o nome do contribuinte a quem fez pagamentos ou transferências.

O acesso ao extrato pode ser feito de três formas distintas: online, no balcão do seu banco/Instituição Financeira ou através do correio.

– Online: através da app ou do site do banco/Intistuição Financeira, poderá consultar e descarregar o seu extrato;

– Balcão físico: no balcão do seu banco/Intistuição Financeira ou através do seu gestor de conta, poderá ter acesso ao extrato do cartão de crédito/extrato bancário;

– Correio: mediante pedido seu, alguns bancos/Intistuições Financeiras enviam-lhe o extrato pelo correio. 

O que inclui?

Como já afloramos no ponto anterior, um extrato do cartão de crédito/extrato bancário incluirá, pelo menos, os seguintes dados:

– Data de início e término do período de tempo a que se refere o extrato mensal;

– Datas e data-valor dos movimentos;

– Descrição de cada operação;

– Montantes e natureza dos movimentos feitos com o cartão de crédito ou de débito;

– Moeda utilizada;

– Saldo contabilístico e saldo disponível;

– Confirmação da elegibilidade dos depósitos.

Estas são as informações base que constam da maioria dos extratos e que, entre outras coisas, lhe permitem controlar a sua vida financeira e até detetar uma qualquer fraude com o cartão.

De notar que, a extensão da informação relativa aos movimentos, vai depender do meio que utiliza para ter acesso ao extrato.

Por exemplo, se consultar um extrato através de uma caixa multibanco, este vai apresentar-lhe apenas as 10 últimas transações efetuadas, ao passo que no Homebanking ou na sua página de cliente no site do seu banco/Intistuição Financeira, poderá, em função da escolha do intervalo de tempo escolhido, ter acesso a todos os movimentos efetuados dentro desse período.

Como fazer a sua leitura?

O extrato é construído de forma a proporcionar ao cliente bancário uma fácil e rápida leitura.

Assim, para ler o seu extrato do cartão de crédito/extrato bancário, deve:

1º: Verificar a data ou o intervalo de tempo a que o extrato faz alusão;

2º: Conferir os movimentos. Caso detete alguma situação anómala ou uma transação não autorizada, entre em contato com o seu banco;

3º: Acompanhe o saldo;

4º: Verifique se os juros creditados ou debitados estão corretos.

Como obter?

A digitalização dos serviços bancários veio dar uma tremenda ajuda a quem quer estar sempre ao corrente da sua situação financeira.

Além de permitirem a contratação de um cartão de crédito online, os canais digitais dos bancos e instituições de crédito dão-lhe também acesso ao seu extrato.

Por exemplo, no caso do UNIBANCO, ao fazer o download da App UNIBANCO, vai poder não só ter acesso a um extrato do cartão de crédito em que as despesas podem ser divididas em categorias e receber alertas de segurança, como também realizar pagamentos ao Estado, serviços e telecomunicações, efetuar pagamentos por débito direto, fazer levantamentos em todo o Mundo e MB Way. 

No caso desta App, basta aceder ao nosso site e descarrega-la para o seu smartphone.

Além das aplicações, poderá obter o seu extrato através do site do banco. Neste caso, basta-lhe fazer login na área de cliente, aceder à seção de extratos, selecionar o período de tempo que deseja consultar e visualizar e/ou descarregar a informação.

Não se esqueça: de forma a evitar uma potencial fraude online ou roubo de informação, certifique-se sempre que a sua ligação à Internet é segura e faça logout após a utilização da sua conta online.

Em que situações se torna necessário apresentar o extrato?

Eis três situações em que lhe será solicitada a apresentação do extrato do cartão de crédito/ extrato bancário:

 • Pedido de crédito: o extrato vai ajudar o banco a avaliar o nível de risco do empréstimo;

• Candidatura para visto ou serviços de migração;

• Auditoria fiscal: o extrato servirá para verificar a veracidade das informações fornecidas.