Black Friday: 7 cuidados a ter com os pagamentos digitais
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Publicado em 19-Nov-2024
A Black Friday está de volta e traz com ela generosos descontos em milhares de artigos das mais diferentes categorias.
Tal como acontece todos os anos, a última sexta-feira do mês de novembro será o dia para todos aqueles que desejem aproveitar os preços baixos generalizados que as superfícies comerciais e as plataformas de venda online lhe oferecem.
Para ter noção do fenómeno, de acordo com o REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE, a faturação dos negócios portugueses aumentou 21% na Black Friday 2023 e o valor médio em cartão gasto pelos consumidores cifrou-se nos 170 euros, mais 5 euros do que aconteceu em 2022.
Entre compras online e “mais tradicionais”, os consumidores portugueses despendem de quantias significativas, mas há sempre uma sombra no horizonte: a fraude.
Nos últimos anos, o número de fraudes online tem aumentado a um ritmo acelerado à medida que mais e mais consumidores apostam nas compras online, o que acaba por tornar ainda mais relevante o papel da segurança em pagamentos digitais.
Se está a pensar em utilizar o seu cartão de crédito UNIBANCO na Black Friday, este que lhe possibilita,
- receber de volta uma parte do que gastar mensalmente, através da funcionalidade de Cashback no primeiro ano de adesão
- em compras superiores a 150€ realizadas com o cartão UNIBANCO, dividir o pagamento em 3x sem juros (caso pague os fracionamentos na totalidade) através da funcionalidade Trividir.
mantenha os seus dados seguros com as sete dicas de segurança que temos para si.
Venha daí comprar em segurança.
Como evitar fraudes em transições digitais na Black Friday: 7 cuidados a ter com os seus pagamentos
Para garantir que todas suas compras online são realizadas com toda a segurança, eis 7 cuidados a ter com pagamentos digitais na Black Friday:
1 – Não utilize redes de wi-fi públicas
Os cartões de crédito e débito são métodos de pagamento digital seguros, mas se não cuidar da proteção dos seus dados, poderá estar a abrir a porta a eventuais roubos de identidade e fraudes.
De forma a mitigar este perigo, evite utilizar redes de Internet públicas, uma vez que estas estão vulneráveis a ataques informáticos.
2 – Proteja os seus dispositivos com um antivírus
Antes de começar a comprar online, certifique-se de que o seu PC, smartphone ou tablet tem a firewall ativada e um antivírus atualizado de modo a travar eventuais fraudes em pagamentos digitais.
3 – Não compre a partir de links
Muitas das fraudes e burlas que ocorrem durante a Black Friday começam com um link que o reenvia para um site em tudo igual a uma marca sua conhecida.
O problema é que, com esta ação, estará a oferecer as informações contidas no seu cartão a um site de phishing e não a um site legítimo, o que compromete a proteção dos dados financeiros.
4 – Faça compras em páginas seguras
Além de procurar criticas sobre o trabalho da loja online em que está a pensar comprar, esteja atento à presença de uma chave ou cadeado no canto inferior direito do site e verifique se o seu endereço eletrónico começa por “https”.
5 – Não utilize a mesma password em todos os seus dispositivos
Ao utilizar a mesma password está a colocar em risco a integridade dos seus dados pessoais.
Em alternativa, faça uso de um gestor de passwords que além de propiciarem palavras-passe fortes, ajudam-no a identificar sites fraudulentos.
6 – Guarde a fatura
Guarde a fatura do pagamento, já que em caso de irregularidades, terá sempre um comprovativo.
7 – Verifique as Politicas de Privacidade da loja online
Além da credibilidade do site/loja online, verifique quais são as suas políticas de privacidade em relação à partilha dos seus dados.
O que fazer em caso de fraude?
Se for vítima de uma fraude que envolva o seu cartão de crédito, a lei concede-lhe 13 meses, a contar a partir do momento em que o débito for realizado, para comunicar os pagamentos fraudulentos ao seu banco.
Por exemplo, caso verifique uma utilização fraudulenta do seu cartão de crédito UNIBANCO, a sua responsabilidade acaba no momento em que faz a comunicação do sucedido à UNICRE.
De registar que, nas 48h anteriores à comunicação, a sua responsabilidade nunca será superior a 50€.
Para facilitar toda a operação, tenha sempre:
- o número do cartão
- o número da conta bancária ao qual está associada
- o nome da entidade emissora
Após pedir o cancelamento do seu cartão, deve avisar as autoridades e pedir uma prova da participação.