IMI: Como pagar parceladamente com cartão UNIBANCO?
min de leitura
Publicado em 24-Mai-2024
Maio é mês de Maria, da final da Taça de Portugal em futebol e do pagamento do tão mal-amado IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis).
O que é e para que serve o IMI?
Na prática, o IMI é uma taxa que os municípios portugueses cobram, todos os anos, a quem é proprietário de imóveis na sua zona administrativa e que se assume como a sua principal fonte de receita.
Apesar das receitas reverteram a favor dos municípios (sua principal fonte de receita) e de a estes caber a definição da taxa final, é o governo quem está encarregado de estipular os limites máximos e mínimos a pagar pelos cidadãos.
Para saber qual a taxa de IMI que o seu município vai aplicar, digite “Portal das Finanças IMI” e consulte esta lista. Neste motor de busca, basta-lhe escolher o ano a que respeita o IMI, identificar o distrito onde se encontra o seu imóvel e procurar o respetivo município na lista.
De sublinhar que, o IMI, incidirá sobre o Valor Patrimonial Tributário (VPT) com que o imóvel está registado na Autoridade Tributária (AT).
Qual o IMI que terá de pagar?
Se ainda não recebeu a carta da AT para o pagamento do IMI, saiba que, para calcular este imposto, basta-lhe multiplicar a taxa de IMI do seu município pelo VPT.
Em alternativa, pode consultar este simulador de IMI que a Autoridade Tributária coloca à sua disposição.
Quando se paga IMI?
A data limite para pagamento do seu IMI irá depender, sobretudo, do valor do imposto e da sua capacidade financeira.
Assim, se a fatura de IMI for inferior a 100 euros, o valor tem de ser pago na totalidade até ao final do mês de maio.
Já se o valor da fatura se encontrar entre os 100 e os 500 euros, poderá pagar em duas prestações: uma em maio e outra em novembro.
Por último, caso a fatura seja superior a 500 euros, poderá efetuar o seu pagamento em três vezes: uma em maio, outra em agosto e a última prestação em novembro.
Claro, se tiver disponibilidade financeira para pagar faturas superiores a 100 euros de uma só vez, poderá fazê-lo sem qualquer problema.
Como pagar o IMI?
Para realizar o pagamento do seu IMI, tem à sua disposição os seguintes métodos:
– Através de homebanking;
– Num Multibanco;
– No Portal das Finanças (pagamento por débito direto);
– Num balcão das Finanças, numa loja CTT ou numa Payshop através de cheque cruzado e datado com o dia do pagamento, de dinheiro ou de cartão de crédito ou débito.
Como pagar parceladamente o IMI com o cartão UNIBANCO?
Caso decida recorrer a um cartão de crédito UNIBANCO para pagar o seu IMI, não só vai poder contar com uma importante ajuda no pagamento desta obrigação fiscal, como terá ainda a possibilidade de usufruir de uma série de vantagens.
Entre estas vantagens, contam-se o cashback (recebe uma percentagem do que gastou com o cartão mensalmente), acesso a um crédito sem juros entre 20 a 50 dias, descontos em combustíveis e fracionamento de compras em 3x vezes sem juros em pagamentos superiores a 150€, caso pague os fracionamentos na totalidade.
Ao utilizar esta última funcionalidade para pagar parceladamente o seu IMI com o cartão de crédito UNIBANCO, pode então parcelar o pagamento sem juros. Depois de consultar os movimentos disponíveis para trividir na APP UNIBANCO em Cartões > Fracionamento, pode fazer o seu pedido de parcelamento até 3 dias antes da emissão do extrato.