Descubra todos os tipos de crédito e qual o mais adequado para si
min de leitura
Publicado em 05-Jul-2024
Da mesma forma que o povo diz que “cada panela tem o seu testo”, as diferentes necessidades de financiamento também devem procurar as soluções de crédito que melhor sirvam a finalidade a que se destinam.
Em síntese, diferentes necessidades e finalidades a dar ao dinheiro do empréstimo encontram, no mercado financeiro, diferentes respostas nos vários tipos de empréstimos colocados à disposição dos consumidores.
Empréstimos há muitos, mas qual será o mais adequado para si?
Tipos de crédito existentes no mercado
Começamos este périplo pelos vários tipos de créditos existentes no mercado português com a solução mais requisitada de todas: o crédito pessoal sem finalidade.
Crédito Pessoal sem finalidade
Se está a pensar em pedir um financiamento para utilizar na compra de um carro e de móveis lá para casa, a melhor solução para si é pedir um crédito pessoal sem finalidade, já que poderá dar o uso que bem entender ao dinheiro que pedir.
A não necessidade de justificar o fim a dar ao dinheiro é apenas uma das razões que fazem desta solução de crédito a mais procurada pelos portugueses.
Além disto, o crédito pessoal oferece montantes de financiamento entre os 200 euros e os 75 mil euros e prazos de reembolso que se situam entre os 24 e os 84 meses, taxas de juro competitivas e fixas ao longo de todo o contrato e uma contratação rápida e simples.
Por exemplo, no caso do UNIBANCO, colocamos ao seu dispor um simulador de crédito pessoal que o vai ajudar a calcular a prestação mensal em função da escolha entre 5 mil e 75 mil euros de financiamento e prazos de reembolso até 84 meses.
Se, após a simulação, decidir contratar este crédito, só tem de clicar na barra “Pedir Crédito” e passar à contratação. Em poucos dias, terá acesso a um financiamento sem comissão de abertura e com taxa fixa até ao final do contrato.
Crédito consolidado
Os créditos pessoais são uma excelente ferramenta para darmos cor aos nossos sonhos, mas se não forem bem utilizados podem degenerar num pesadelo.
Para que isto não aconteça, quando sentir que os créditos que tem em mãos estão a exercer uma pressão demasiado elevada sobre o seu orçamento mensal, pondere consolidar créditos.
Entre outras coisas, esta consolidação de créditos vai permitir-lhe juntar todos os créditos ao consumo que tem num só, com uma taxa de juro e uma prestação mensal mais baixas do que a média dos empréstimos anteriores perante apenas uma instituição de crédito.
Os montantes de financiamento e prazos de reembolso são semelhantes a um crédito pessoal, mas, ao consolidar créditos, a instituição de crédito irá utilizar o dinheiro que pediu para liquidar os créditos que tinha até então.
Como também pode pedir um financiamento extra, além da liquidação, poderá ainda receber um montante adicional para utilizar naquilo que bem entender.
Tal como acontece no caso do crédito pessoal, o UNIBANCO oferece-lhe uma solução de crédito consolidado e um simulador onde poderá saber quanto ficará a pagar por mês.
Depois de calcular a sua prestação mensal no simulador de crédito consolidado e, caso seja a sua vontade, pedir um financiamento extra, basta clicar na barra “Pedir Crédito”, preencher um formulário online, anexar os documentos exigidos e submeter o pedido.
Se o seu pedido for aprovado, o UNIBANCO vai liquidar, de imediato, os seus créditos anteriores e depositar o montante extra na sua conta bancária.
De sublinhar que, após a contratação deste crédito consolidado, irá poupar até 60% em prestações de crédito.
Crédito renovável
Dentro deste tipo de crédito, acabamos por encontrar a facilidade de descoberto, as linhas de crédito e os muito conhecidos cartões de crédito.
De uma forma geral, estes tipos de crédito renováveis caracterizam-se por estabelecerem um limite máximo de crédito (o chamado plafond) que pode ser utilizado em compras e renovado ao longo do tempo, desde que o saldo em dívida seja reembolsado.
Por exemplo, se faz muitas compras online ou pretende uma forma fácil e rápida de efetuar pagamentos presenciais, um cartão de crédito, como aquele que o UNIBANCO oferece, permite-lhe não só satisfazer as suas necessidades, mas também poupar graças:
- À funcionalidade cashback que lhe possibilita receber uma parte do que gastou de volta nos primeiros 12 meses após a adesão
- Ao fracionamento do pagamento em 3 vezes, sem juros, para compras superiores a 150€, caso page todos os fracionamentos na totalidade.
- Ao Crédito entre 20 e 50 dias sem juros:
- Aos Descontos em combustíveis;
- À ausência de anuidade.
Tal como acontece com o crédito pessoal e o crédito consolidado, basta visitar a página de cartão de crédito UNIBANCO e clicar em “Aderir” para ter acesso a todas estas vantagens.
Crédito especializado
Para além do crédito pessoal, algumas instituições de crédito oferecem aos consumidores soluções de crédito especializado para a aquisição de um automóvel, fazer férias ou até realizar obras.
Neste tipo de crédito com uma finalidade específica, os montantes de financiamento, prazos de reembolso e taxas de juro são configuradas em função do fim a que se destinam.
Crédito habitação
Quem quer comprar ou construir uma casa, o crédito mais indicado é o crédito habitação, uma solução em que a instituição de crédito/banco constitui uma hipoteca sobre o imóvel em questão enquanto o consumidor acaba de pagar as obrigações contratuais (prestações, juros, comissões, impostos, etc.).