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Fraude de cartão de crédito: Como evitar?

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Publicado em 22-Mai-2024

Graças à introdução do protocolo europeu de segurança EMV 3-D Secure (ou EMV 3DS), os pagamentos com cartão de crédito tornaram-se muito mais seguros.

Apesar deste aporte de segurança que, por exemplo, podemos encontrar no cartão de crédito UNIBANCO, cartão que além disto vem com proteção em caso de roubo, perda ou extravio, as fraudes continuam a existir, especialmente quando utilizamos um cartão de crédito online.

Conforme o Banco de Portugal, o tipo de fraude mais comum com cartão de crédito é o phishing, termo inglês que, na prática, diz respeito ao ato de enviar mensagens fraudulentas, via SMS ou em sites, com o objetivo de roubar informações sensíveis aos consumidores.

Infelizmente, o phishing é apenas um dos tipos de fraude com cartões, como veremos já de seguida.

Tipos de fraude com cartão de crédito

Para além do phishing, existem muitos outros tipos de tentativas de fraude com cartão de crédito. Vejamos quais as mais habituais:

Clonagem

Neste tipo de fraude, os burlões instalam um aparelho na caixa multibanco que, no momento em que o consumidor levanta dinheiro ou faz um pagamento, copia as informações do cartão de crédito.

• Telefonemas e mensagens fraudulentas

Através de telefonemas e SMS fraudulentas, burlões fazem-se passar por bancos e instituições de crédito com o intuito de extrair informações sensíveis aos consumidores.

Por norma, o tema da mensagem ou telefonema é um qualquer problema com o cartão de crédito que, mediante a entrega de determinadas informações (número do cartão e código CVV), pode ser resolvido imediatamente.

Roubo de correspondência

Apesar de serem residuais, os roubos de correspondência que contenha o cartão de crédito ou o código continuam a acontecer.

Pharming

No domínio da fraude online com cartão de crédito, o pharming é uma das mais recentes, mas também das que mais danos podem causar.

Na prática, ao fazer compras na Internet, o consumidor acaba por clicar numa página em tudo semelhante à de um site fidedigno, mas falsa.

Quando se prepara para o pagamento, os burlões acabam por ficar não só com os dados do cartão de crédito do consumidor, mas também com outras informações pessoais.

Spyware 

Por último, temos o spyware, uma espécie de software malicioso que é instalado no smartphone ou PC das vítimas durante as suas navegações online e que recolhe as suas informações pessoais.

Como evitar uma fraude com cartão de crédito?

Ainda que se diga que o criminoso está sempre um passo à frente das autoridades, a verdade é que há cuidados que podem ajudá-lo a evitar fraudes e burlas:

Assine o seu cartão de crédito

Quando receber o cartão de crédito, assine-o. No momento em que a validade do cartão expirar, destrua-o.

Memorize o código pessoal (PIN)

De modo a evitar roubos ou extravios, memorize o PIN do seu cartão de crédito. Caso tenha dificuldades em fazê-lo, anote-o de forma dissimulada numa agenda ou nas notas do telemóvel.

Não perca o cartão de vista na altura de realizar um pagamento

Nunca perca de vista o seu cartão de crédito na altura de efetuar um pagamento. Além disto, procure certificar-se de que o cartão só é “passado” num único equipamento de modo a evitar que seja clonado.

Exija sempre um comprovativo da compra e fique atento ao histórico de movimentos do cartão.

Atenção redobrada no Multibanco

Quando se prepara para levantar dinheiro ou realizar um pagamento numa caixa Multibanco, certifique-se que ninguém o vê a inserir o PIN.

Se reparar que o multibanco dá sinais de ter sido vandalizado ou apresentar um aspeto diferente do habitual, procure outra caixa, pois pode ser sinal de que foi “adaptado”.

Confirme sempre os pagamentos efetuados por contactless

Para além de verificar se o TPA apresenta o símbolo de contactless e se o valor a pagar corresponde à fatura em causa, confirme sempre se o pagamento foi autorizado e peça um comprovativo.

Proteja-se em pagamentos online

Para garantir a segurança dos seus pagamentos online, deve:

– Fazer compras em lojas online credíveis, ou seja, páginas seguras que apresentem uma chave ou um cadeado no canto inferior direito do ecrã e cujo endereço comece por “https”.

– Não divulgue dados do cartão por SMS ou telefone;

– Imprima e guarde a confirmação da compra.

Além disso, não aceda ao homebanking através de links enviados por SMS ou e-mail e opte sempre por digitar o endereço do site do banco na barra do motor de pesquisa (browser).

Ignore mensagens de correio eletrónico “estranhas”

Não clique em e-mails em que, um suposto emissor do cartão, lhe pede para aceder a uma página através de um link, uma vez que é uma forma de os burlões acederem aos seus dados e levantarem dinheiro da sua conta.

Fui vítima de fraude. E agora?

Caso tenha sido alvo de uma fraude com o cartão de crédito, terá 13 meses, a contar da data do débito indevido, para comunicar os pagamentos não autorizados ao seu banco.

Por exemplo, se verificar uma utilização fraudulenta do seu cartão de crédito UNIBANCO, a sua responsabilidade cessa a partir do momento em que comunica à UNICRE a situação. Nas 48h anteriores à comunicação, a sua responsabilidade nunca será superior a 50€.

De modo a facilitar toda a operação, tenha sempre o número do cartão, da conta bancária ao qual está associada e o nome da entidade emissora à mão.

Por último, após pedir o cancelamento do seu cartão, avise as autoridades e peça uma prova da participação.