4 desportos para ficar em forma a tempo do verão 4 desportos para ficar em forma a tempo do verão

4 desportos para ficar em forma a tempo do verão

min de leitura


Publicado em 16-Abr-2024

Para além do despertar da natureza, a primavera tem também o condão de nos lembrar que a estação mais quente do ano está cada vez mais próxima e é altura de queimar as calorias acumuladas durante o inverno e preparar o corpo para o verão.

Todos, em maior ou menor grau, aspiram a um “corpo de verão”, mas o grande problema é como consegui-lo, ou seja, como ficar em forma?

No entanto, para a tão desejada forma física para o verão, não podemos deixar de lado um aspecto muito importante – levar uma vida saudável através da prática de bons hábitos.

Uma dessas práticas passa pela mudança nos hábitos alimentares, como a preparação de refeições saudáveis diariamente e de considerar na sua dieta,

  • incluir uma variedade de alimentos ricos em nutrientes
  • optar por cinco a seis pequenas refeições ao longo do dia para manter o metabolismo ativo
  • escolher fontes saudáveis de proteínas como peixe, frango e leguminosas
  • incorporar gorduras como as encontradas no azeite e no abacate
  • ingerir fibras proveniente de frutas, verduras e cereais integrais, é essencial para a saúde digestiva e para prolongar a sensação de saciedade
  • lembrar-se de beber pelo menos dois litros de água por dia para promover a hidratação e ajudar na eliminação de toxinas

Sem recorrer a dietas megalómanas ou produtos “especiais”, vamos então dar-lhe a conhecer os quatro desportos que, com compromisso e disciplina, lhe vão permitir alcançar o tão desejado “corpo de verão”.

Prepare o seu equipamento e venha conhecê-los.

Desportos para alcançar o seu corpo de verão

Como sublinhamos, uma boa forma física depende, em grande medida, do grau de compromisso e disciplina que se está disposto a assumir.

Para além disso, terá que se preocupar com o indispensável exame médico antes de se envolver num dos quatro desportos que temos para lhe apresentar, com a necessária mudança no seu lifestyle (alimentação e noitadas, por exemplo) e, claro, com o equipamento específico e o valor da inscrição para cada um deles.

Não podemos fazer o exame por si, mas no que toca ao financiamento para a compra do equipamento e da inscrição, aconselhamos a que recorra a um cartão de crédito como o cartão de crédito UNIBANCO.

Além do dinheiro propriamente dito, este cartão vai permiti-lhe usufruir do parcelamento das suas compras de valor superior a 150 euros em 3x sem juros, case pague os fracionamentos na totalidade, e ainda de receber de volta até 200 euros nas compras realizadas durante os primeiros 12 meses através da funcionalidade cashback.

Com a parte logística tratada, é hora de meter os pés no caminho em direção a um corpo de verão.

Crossfit

Pela facilidade com que se começa a praticar e pelos resultados obtidos em poucas semanas, o crossfit tem-se afirmado como um dos desportos mais “amigos” de quem procura conseguir um corpo de verão.

Para além da acessibilidade e da redução do stress devido à libertação de endorfinas, o crossfit contribuirá para o ganho de massa muscular (massa magra) que nos proporcionará a perda de peso e menor propensão para lesões, bem como músculos mais definidos e visíveis que, certamente, irão fazer furor nas praias deste país no verão.

Dica: não treine sempre os mesmos músculos. Divida os grupos de músculos a trabalhar em cada dia, de modo a recuperar mais rapidamente.

Pilates

Apesar de, por norma, associarmos o pilates a um desporto feminino, a verdade é que isto não podia ser mais enganoso. O pilates é para todos e, cereja no topo do bolo, permite-nos obter uma melhor qualidade de vida e um corpo mais saudável e tonificado.

Ao contrário de outros desportos ou atividades físicas, o pilates trabalha todos os músculos permitindo-nos obter um corpo uniformemente tonificado.

De igual modo, ao trabalhar todo o corpo, a nossa flexibilidade aumenta, a nossa postura melhora e emagrecemos, uma vez que o aumento de massa muscular irá acelerar o nosso metabolismo e “queimar” massa gorda.

Por norma, uma aula de pilates dura uma hora e vai permitir-nos, em função dos exercícios realizados, gastar entre 200 e 400 calorias.

Kickboxing

Ao utilizar técnicas de braços e pernas, o kickboxing aumenta o retorno venoso e potencia o emagrecimento, uma vez que acaba por se ser necessário utilizar vários grupos musculares em simultâneo.

Por norma, as aulas de kickboxing duram uma hora e começam por um pequeno aquecimento geral e por um aquecimento específico com técnicas da modalidade (punhos e pernas).

Após o aquecimento, realizam-se exercícios de contacto em pares e exercícios de dinâmica em grupo. Sem exceção, cada sessão termina com alongamentos.

Além da tonificação e do emagrecimento, o kickboxing é um desporto que lhe vai permitir melhorar a sua autoestima e aprender técnicas de defesa pessoal.

Padel

Terminamos a nossa lista com o desporto sensação do momento em Portugal: o padel.

Apesar de o incluirmos neste elenco, a verdade é que o padel não é apenas uma modalidade para ser desenvolvida de forma sazonal, mas sim um desporto de verão, inverno, outono e primavera, ou seja, para o ano todo.

Pela rapidez e intensidade do padel, em cada jogo de uma hora, estima-se que cada jogador gaste entre 500 e 700 calorias, mas se o jogo demorar mais tempo (algo habitual), o consumo de calorias será ainda mais elevado, o que contribuirá para um emagrecimento mais rápido.

Para além da perda de calorias, este desporto melhora a coordenação, a agilidade e, como exige a ativação de diferentes músculos do corpo, acaba por contribuir para corpos mais tonificados, resistentes e fortes.