Quanto tempo demora a aprovação de um crédito pessoal UNIBANCO?
min de leitura
Publicado em 05-Jan-2024
Quando o nosso telhado começa a meter água, o automóvel já não tem conserto ou uma despesa inesperada nos bate à porta e não temos o dinheiro necessário para resolver estes problemas, a solução pode muito bem passar por pedirmos um crédito pessoal online.
Nestas situações, todos queremos que a aprovação do nosso crédito pessoal seja o mais rápido possível, mas, infelizmente, nem sempre é assim.
Quais os fatores que os bancos têm em conta ao analisar um pedido de crédito pessoal?
Com a digitalização dos processos de contratação de soluções financeiras, algo em que o UNIBANCO da marca UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., foi pioneiro, tudo se tornou mais rápido e menos burocrático do que antigamente.
Apesar disso, a análise do pedido de um pedido de crédito continua a ser realizada com extremo profissionalismo e atenção ao detalhe.
Para que esta análise detalhada se realize da melhor forma, os bancos e instituições financeiras levam em conta os seguintes fatores:
• Histórico de Créditos
Antes da aprovação de um crédito pessoal, todas as instituições de crédito fazem uma análise de risco que, entre outras coisas, contempla a consulta do nosso Mapa de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal.
A partir deste mapa, os bancos ficam a saber se regularizamos os nossos créditos anteriores, se falhamos uma prestação ou se tivemos qualquer outro tipo de incumprimento.
No caso de terem existido incumprimentos, o nosso pedido de crédito poderá ser recusado.
• Taxa de Esforço
Quando decidimos pedir um crédito pessoal, devemos, previamente, calcular a nossa taxa de esforço, já que esta taxa é um importante indicador sobre o impacto que esse empréstimo terá no nosso orçamento mensal.
Este cálculo é efetuado com recurso à seguinte fórmula:
Taxa de Esforço = Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100
Para além de nos permitir ter uma melhor visão sobre o impacto que o empréstimo pessoal terá nas nossas finanças pessoais, a taxa de esforço é também utilizada pelas instituições de crédito para perceber o risco associado à concessão de crédito.
Caso a nossa taxa se situe acima dos 50%, o nosso pedido corre mais riscos de ser rejeitado. Isto acontece porque o banco privilegia uma taxa de esforço reduzida que, na prática, significará que, no caso de os nossos rendimentos mensais sofrerem uma quebra, continuaremos a ter capacidade de pagar as mensalidades do crédito.
• Rendimento familiar e estabilidade profissional
No âmbito da sua análise de risco, as instituições de crédito vão analisar detalhadamente as fontes de rendimento do nosso agregado familiar.
A questão dos rendimentos está, umbilicalmente, ligada à nossa estabilidade profissional. O banco privilegiará uma situação profissional estável que nos proporcione rendimentos estáveis e, consequentemente, um menor risco de incumprimento do contrato de crédito.
• Ligação ao banco onde se pretende contratar o crédito pessoal
Ainda que não seja uma condição decisiva, se formos clientes do banco onde vamos pedir o crédito pessoal, a avaliação de risco será mais rápida, uma vez que a instituição já conhece o nosso perfil financeiro.
Crédito Pessoal: quanto tempo demora a análise feita pelo banco?
Se decidirmos optar pelo crédito pessoal online do UNIBANCO, solução de crédito sem comissões e com taxa fixa que nos permite pedir entre 5 mil e 75 mil euros, em prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses, o processo de análise é rápido.
Dependendo do montante que pedimos, do nosso histórico de crédito e dos nossos rendimentos, a análise demora apenas alguns dias.
Quanto tempo demora um crédito pessoal a ser aprovado?
Após utilizarmos o simulador de crédito pessoal do UNIBANCO para calcularmos o valor da mensalidade que teremos de pagar e que será calculada em função do montante e prazo de reembolso escolhidos, basta que cliquem na barra “Fazer Pedido” para concretizarmos o nosso pedido de empréstimo.
Neste momento, somos encaminhados para o preenchimento de um formulário online onde deveremos deixar as nossas informações pessoais e ao qual teremos de anexar os documentos exigidos.
A respeito dos documentos necessários, estes são aqueles que, normalmente, nos serão pedidos:
– Cartão de Cidadão;
– Última declaração de IRS;
– Últimos 3 recibos de vencimento;
– Comprovativo de morada;
– IBAN
Após cumprirmos estas tarefas que não nos levam mais do que 5 minutos, o nosso pedido segue para a análise e posterior aprovação, dois momentos que serão mais rápidos se não tivermos incumprimentos no nosso histórico de crédito e apresentarmos uma taxa de esforço baixa.
No momento em que o UNIBANCO dê a sua aprovação ao nosso pedido de crédito, o dinheiro será depositado na conta bancária que fornecemos para o efeito após uns dias.